SEMUSA: Servidores da Saúde do município de Porto Velho não receberão mais os 40% de insalubridade devido terem tomado a vacina contra a covid-19
Servidores da Saúde do município de Porto Velho foram pegos de surpresa em relação a uma gratificação de 40% de insalubridade que recebem todos os meses por atuarem na linha de frente no combate ao coronavírus.
No última terça-feira (18), Eliana Pasini, secretária de saúde, enviou um suposto ofício, atribuído a ela, às unidades do município requisitando a lista com os nomes dos profissionais que tomaram as duas doses da vacina para a retirada da gratificação de 40%. Segundo o documento essa medida é devido esses trabalhadores já estarem imunizados.
Tal medida está causando revolta entre os servidores que alegam não estarem protegidos do vírus, visto que, muitos colegas, mesmo tomando as duas doses, tiveram reinfecção e testaram positivo para covid-19 pela terceira vez.
“isso é uma loucura sem fim, como pode tirar esse incentivo de quem atua diretamente com pacientes infectados. Qual a garantia que as duas doses imuniza? Os profissionais estão sobrecarregados, os trabalhos aumentaram e falta profissional, a gratificação serve como incentivo para nós que atuamos na linha de frente. Esperamos que o prefeito reveja esse ato”, apela a servidora.
Em nota a Secretaria Municipal de Administração informa:
A Secretaria Municipal de Administração (SEMAD) esclarece que o adicional de insalubridade pago aos servidores do município de Porto Velho atuantes na linha de frente contra a covid-19 continuará sendo pago enquanto durar a pandemia, não havendo qualquer alteração nesse sentido. O Ofício pede informações sobre servidores que não se enquadram mais dentro do pagamento do referido adicional conforme previsto em lei, não se tratando dos profissionais da linha de frente, como profissionais da saúde e demais profissionais técnicos.
A Prefeitura de Porto Velho reitera que o pagamento de insalubridade adicional foi uma decisão do prefeito Hildon Chaves desde o início da pandemia, em uma demonstração de respeito e valorização a todos os profissionais envolvidos diretamente nessa luta.
Enquanto isso as equipes de enfermagem ficam exaustivamente trabalhando nas unidades e também nas imunizações da covid e influenza! Não querem pagar os direitos dos profissionais de saúde, MAS encher os bolsos de comissionados e donos de empresas de transporte público pode 😠😠! Vergonhoso isso!