Expositores apresentam variedades de cafés na Feira Robustas Amazônicos
Feira está sendo realizada no Cacoal Selva Park, em Cacoal.
A cidade de Cacoal está sediando a 1ª Feira de Cafés Robustas Amazônicos, um evento gratuito que se iniciou na última quinta-feira (24) e vem movimentando a cafeicultura rondoniense. Organizada pelo Governo do Estado, a feira reúne aproximadamente de trinta expositores, agricultores e entusiastas da bebida, além de compradores em busca das melhores qualidades do café produzido na região no Cacoal Selva Park.
Durante a realização da feira, os visitantes têm a oportunidade de participar de degustações gratuitas além de assistir a apresentações de trabalhos acadêmicos e palestras voltadas à cafeicultura. Um dos destaques do evento é a premiação do 9º Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café de Rondônia (Concafé), que visa reconhecer os melhores produtos da região.
Visitantes tem aproveitado para apreciar os sabores dos cafés de Rondônia (Foto: Rafael Oliveira I Secom ALE/RO)
O evento não apenas destaca a qualidade do café, mas também visa agregar valor à produção, beneficiando diretamente os cafeicultores locais. Além disso, solidifica a presença dos deputados estaduais Cássio Gois (PSD) e Cirone Deiró (União Brasil), que são importantes apoiadores da cafeicultura na região. A participação de empresários compradores representa uma oportunidade única para fortalecer o mercado e expandir as possibilidades de negócios para os produtores.
Para o produtor rural e participante da feira, Arildo Ferreira dos Santos, o evento é essencial para a visibilidade da cafeicultura local. “Atualmente contamos com o apoio dos deputados estaduais que tem sua devida importância para o aumento da produção na região. Este é um evento grandioso como este nos garante uma grande visibilidade. Isso é fantástico, pois contribui com nossa cafeicultura”, afirmou Arildo.
O produtor rural também destacou a necessidade de união entre os produtores e o apoio político para a valorização da agricultura familiar em Rondônia. “Era necessário que os produtores acreditassem e que os políticos pudessem abraçar essa ideia da cafeicultura. A valorização da agricultura familiar é uma realidade com ações do Governo do Estado e com apoio dos deputados estaduais, contribuindo com a vida dos pequenos produtores”, frisou.
Produtor Arildo Ferreira dos Santos valoriza atuação dos parlamentares em prol da cafeicultura da região (Foto: Rafael Oliveira I Secom ALE/RO)
De acordo com Wiveslando Neiva, diretor de Políticas Agrícolas da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), a 1ª Feira de Café Robustas Amazônicos se destaca como uma vitrine para o potencial da cafeicultura em Rondônia. “Este evento é uma oportunidade única que reúne conhecimento, sabor e negócios em um só lugar, visando fortalecer nossa agricultura familiar. É uma chance de abrir as portas e mostrar ao mundo a excelência do café produzido em nosso estado”, concluiu.
O evento é coordenado pela Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), em parceria com a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater), Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril (Idaron), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec), Cafeicultores Associados da Região das Matas de Rondônia (Caferon), órgãos estratégicos do setor cafeeiro, que visa estimular a comercialização e qualidade do café do estado.
Texto: Alexandre Almeida I Secom ALE/RO