Parlamentares aprovam criação da Aliança Parlamentar Rondônia-Itália
Projeto é de autoria do deputado estadual Alex Redano
A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) aprovou, durante sessão extraordinária na terça-feira (16), o Projeto de Resolução nº 76/2024, que institui a Aliança Parlamentar Rondônia-Itália, uma Frente Parlamentar Internacional de Cooperação e Amizade proposta pelo deputado Alex Redano (Republicanos). A iniciativa busca estabelecer um canal permanente de diálogo e cooperação entre Rondônia e a Itália, visando fortalecer relações bilaterais em diversos setores estratégicos.
De acordo com o texto aprovado, a Aliança Parlamentar terá como foco aproximar o estado de Rondônia das empresas italianas que operam na região, explorando parcerias comerciais que possam contribuir para a redução do desemprego e impulsionar o desenvolvimento econômico local. O projeto também destaca a importância de promover a valorização cultural e a troca de experiências entre a comunidade ítalo-brasileira em Rondônia e as instituições italianas.
Na justificativa do projeto, o parlamentar esclareceu que, além de promover o comércio, a Aliança Parlamentar pretende incentivar a cooperação em ciência, tecnologia e educação, oferecendo oportunidades para o intercâmbio cultural e educacional. O que permitirá que estudantes, profissionais e artistas de Rondônia acessem novas perspectivas e práticas, enriquecendo a diversidade cultural do estado.
A Frente Parlamentar também proporcionará um fórum formal para diálogo político e diplomático, facilitando a discussão de questões de interesse mútuo e a promoção de cooperação produtiva. Para o deputado, a iniciativa alinha-se com os esforços contínuos da Assembleia para diversificar suas relações internacionais, fortalecendo a posição de Rondônia no cenário global.
A Aliança Parlamentar Rondônia-Itália será composta por um presidente, 1º e 2º vice-presidentes, 1º e 2º secretários, que serão eleitos entre os membros da Frente em reunião a ser promovida pelo Parlamento Estadual, seguindo as normas regimentais. A presidência e coordenação dos trabalhos ficarão sob a responsabilidade do deputado proponente da resolução.
O projeto foi aprovado por todos os deputados presentes. Até o segundo turno das eleições, as sessões ordinárias acontecem apenas nas terças-feiras, às 15h.
A população pode acompanhar as sessões presencialmente, ou pelo canal da TV Assembleia, 7.2, ou ainda pelo canal no YouTube.
Mais informações acerca dos projetos podem ser encontradas no Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (Sapl). Além disso, as pessoas podem verificar todos os projetos aprovados durante as sessões, no site oficial da Alero.
Texto: Ivanete Damasceno | Secom ALE/RO