SpaceX, de Elon Musk, lança com sucesso missão para resgatar astronautas ‘presos’ no espaço
Um foguete da SpaceX decolou neste sábado (28) com a missão de resgatar astronautas que estão na Estação Espacial Internacional (ISS, em inglês). A nave levou um astronauta da NASA e um cosmonauta russo e retornará à Terra em fevereiro com outros dois astronautas que serão resgatados.
A cápsula Crew Dragon decolou em direção à órbita com dois lugares vagos para buscar os pilotos de teste Suni Williams e Butch Wilmore. A dupla foi enviada à ISS em 5 de junho, no primeiro voo tripulado da cápsula Starliner, da Boeing.
Eles deveriam permanecer no espaço por apenas oito dias, mas problemas nos propulsores e vazamentos de hélio na Starliner fizeram o retorno ser adiado. Por questões de segurança, a nave da Boeing voltou vazia à Terra no início de setembro.
Após longas semanas de testes, a agência espacial recuperou a cápsula vazia da Boeing e decidiu trazer de volta os dois astronautas com a missão Crew-9 da SpaceX, a empresa privada fundada pelo bilionário Elon Musk. As informações são de Jovem pan.