Confúcio Moura é considerado o pior senador de Rondônia e um dos piores do Brasil, segundo o Ranking dos Políticos
O Ranking dos Políticos, plataforma independente que avalia a atuação dos congressistas brasileiros com base em critérios como votações, projetos, gastos de gabinete e ficha criminal, apontou o senador Confúcio Moura (MDB) como o pior senador da bancada de Rondônia e um dos piores do país.
Entre os fatores que contribuíram para sua péssima colocação no Ranking dos Políticos está o uso de passaporte diplomático para ele e sua esposa, considerado pela plataforma como um privilégio que deveria ser recusado. Com uma pontuação de 6,76, Confúcio Moura ficou abaixo de seus colegas Marcos Rogério (7,75) e Jaime Bagattoli (8,37), que lidera o ranking entre os senadores de Rondônia.
Atualmente, como líder do governo Lula em Rondônia, o senador Confúcio enfrenta crescentes desafios no estado, especialmente após lançar Euma Tourinho (MDB) como candidata à prefeitura de Porto Velho. A candidata, porém, não tem conseguido crescer nas pesquisas, e o senador tem sido alvo frequente de críticas nas redes sociais, principalmente por sua decisão de não assinar o pedido de impeachment do ministro do STF, Alexandre de Moraes.
Com sua influência política cada vez mais fragilizada, muitos já comparam a trajetória de Confúcio à de Valdir Raupp e Marinha Raupp, que, após décadas de protagonismo, foram gradualmente esquecidos pelo eleitorado rondoniense. Sem uma reviravolta significativa, o senador corre o risco de seguir o mesmo caminho, vendo sua base política se desintegrar em Rondônia.
Imagem: Waldemir Barreto/Agência Senado