Geral

Polícia encontra um dos cinco galões do material radioativo furtado em SP em desmanche de veículos roubados

Balde azul foi encontrado aberto junto com a tampa em terreno na Zona Leste de São Paulo. Produtos tinham sido furtados no domingo (30) na capital paulista. Estava dentro de um carro da empresa de transporte que também foi levado.

Um dos cinco galões de material radioativo que estavam dentro de uma picape e foram furtadas com o veículo no último domingo (30) na Zona Leste de São Paulo foi encontrado aberto na tarde desta sexta-feira (5) pela polícia num desmanche de veículos roubados no Jardim Marilu, na mesma região da capital paulista. A tampa do galão estava próxima no mesmo terreno. A informação foi confirmada à reportagem pela delegacia que investiga o furto do produto e do automóvel.

Até a última atualização desta reportagem o 49º Distrito Policial (DP), São Mateus, também na Zona Leste, continuava procurando os outros quatro galões com material radioativo. O veículo ainda não foi localizado. Nenhum suspeito pelo crime foi identificado ou detido também.

Além da Polícia Civil, a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), do Ministério da Ciência Tecnologia e Inovações, que fica em Brasília, acompanha as apurações. O órgão foi informado do crime pela Medical Armazenagem Logística e Distribuição Ltda, com uma unidade em São Paulo e outra em Cajamar, na região metropolitana.

A Medical é a empresa responsável pelo transporte do produto, que foi retirado com a picape no Rio de Janeiro, chegou a São Paulo e seguiria para Curitiba, no Paraná, e Blumenau, Santa Catarina.

Um dos cinco galões com material radioativo furtado foi encontrado aberto e com a tampa próxima num terreno baldio, segundo a Polícia — Foto: William Santos/TV Globo

 

 

TORNE-SE PILOTO PRIVADO NO AEROCLUBE DE PORTO VELHO/CLIQUE NO BANNER

A Comissão Nacional de Energia Nuclear divulgou nesta quinta-feira (4) nota em seu site oficial para orientar a população sobre os riscos à saúde que podem ter caso manipulem os produtos:

“Esclarecemos que o material radioativo furtado com o veículo está acondicionado em embalagens de chumbo que o blindam e evitam qualquer irradiação para o ambiente. No entanto, a manipulação inadequada pode vir a causar danos à saúde”, informa a Comissão Nacional de Energia Nuclear.

“Por esse motivo, alertamos a população para, caso encontre o material radioativo, mantenha distância segura e contacte imediatamente a CNEN pelos telefones (21) 98368-0734 ou (21) 98368-0763 e também a Polícia”, continua o comunicado do órgão do Ministério da Ciência Tecnologia e Inovações.

“No momento em que foram furtados, o veículo e o material radioativo encontravam-se sinalizados com o símbolo internacional de radiação ionizante”, termina a nota da CNEN.

Segundo a CNEN informou por meio de sua assessoria de imprensa, foram furtados cinco embalagens. Esse número também consta no boletim de ocorrência do caso.

Material radioativo furtado de carro em São Paulo, segundo Medical Armazenagem, Logística e Distribuição — Foto: Reprodução/Comissão Nacional de Energia Nuclear

Material radioativo furtado de carro em São Paulo, segundo Medical Armazenagem, Logística e Distribuição — Foto: Reprodução/Comissão Nacional de Energia Nuclear

De acordo com a Comissão Nacional de Energia Nuclear, o material radioativo furtado “continha um gerador de 68Ge/68Ga e 4 unidades de blindagens de geradores de 99Mo/99mTc exauridos”.

A CNEN informou ainda que “Segundo o Código de Conduta em Segurança de Fontes Radioativas da Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA) essa fonte, por sua baixa atividade, se enquadra na categoria 4, representando risco radiológico muito baixo para a população e o meio ambiente.”

O gálio, que está nas peças roubadas, é um metal usado na medicina nuclear, que trabalha com materiais radioativos. Ele é usado em geradores para a realização de exames.

“Desde então, o corpo técnico da CNEN está agindo no sentido de levantar informações sobre a fonte roubada e já apurou que o cadastro da empresa transportadora está regular junto ao órgão regulador, estando autorizada a realizar operações de transporte de materiais radioativos”, comunica a Comissão Nacional de Energia Nuclear.

“Ao mesmo tempo, preparou-se uma divulgação para imprensa informando a população sobre o furto e que, apesar da baixa atividade da fonte e de não se esperar efeitos determinísticos imediatos, a manipulação inadequada e de forma constante, ainda pode vir a causar danos à saúde do manipulante”, informa a CNEN.

A Comissão Nacional de Energia Nuclear foi informada por uma empresa transportadora de material radioativo a respeito do roubo [furto, na verdade] de um veículo que continha cinco dispositivos que chamamos de geradores de radiofármacos. Esses dispositivos são utilizados por centros de medicina nuclear e através de determinadas manipulações, usando produtos químicos, são extraídos radiofármacos que são aplicados em exames de medicina nuclear”, falou Alessandro Facure, diretor de Radioproteção e Segurança Nuclear da CNEN, em vídeo disponibilizado pela assessoria do órgão.

O que diz a empresa de transporte

Medical Armazenagem Logística e Distribuição teve um de seus veículos que transportava material radioativo furtado em São Paulo — Foto: Reprodução/Medical Armazenagem Logística e Distribuição

Medical Armazenagem Logística e Distribuição teve um de seus veículos que transportava material radioativo furtado em São Paulo — Foto: Reprodução/Medical Armazenagem Logística e Distribuição

g1 entrou em contato com a Medical Armazenagem Logística e Distribuição Ltda, com sede em São Paulo, para comentar o assunto. Ela é proprietária do veículo furtado com o material radioativo. Um dos proprietários da Medical confirmou à reportagem que a empresa enviou para a CNEN as fotos dos produtos furtados.

 FONTE/CRÉDITOS: G1

 CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): Foto: William Santos/TV Globo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo