Geral

SAMU de Porto Velho realiza atualização e capacitação dos profissionais em Acidentes e Incidentes de Múltiplas Vitimas no atendimento pre-hospitalar — CONFIRA

Jornalismo — Omadeira

Rondônia — O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192) de Porto Velho realizou o Curso de Acidentes e Incidentes de Múltiplas Vitimas nos dias 13 e 14/06, promovendo capacitação aos seus colaboradores e parceiros externos.

Foram dois dias de conhecimentos teóricos e práticos promovidos pelo Núcleo de Educação Permanente (Nep) da instituição e encabeçado pelo Médico emergencista do Samu, Marcos Berti.

A capacitação contou com a presença dos profissionais da própria unidade, Bombeiros Civil e profissionais do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado de Rondônia (Sindsaúde).

O diretor do SAMU, Eliezer Bispo dos Santos, ressalta a importância da equipe estar em constante treinamento, buscando atualização contínua e se preparando para qualquer cenário, inclusive em situações de múltiplas vítimas, como acidentes de ônibus, aviões, empresas e prédios. Ele destaca que a prioridade é sempre oferecer um atendimento de excelência à população.

O médico emergencista, Marcos Berti fala da importância dos treinamentos para os profissionais e populares em geral: “O SAMU através do seu Núcleo de Educação Permanente (Nep ) tem suas atividades mensais com treinamentos e capacitação. Esse é mais um treinamento que a gente faz com nossa equipe: o de incidência e acidente com múltiplas vítimas buscando o nivelamento de todos os profissionais, visto que quando a gente se fala em treinamento, a gente tem que trabalhar organizado com o objetivo de salvar o maior número de vítimas”.

 

E continua: “Todos organizados na mesma sistemática sempre priorizando a segurança do atendimento o posicionamento deslocamento das viaturas estabelecendo sempre os cuidados com a segurança da equipe, das vítimas e seguindo protocolos do pre-hospitalar para poder dentro desse contexto operacional todo mundo fazer sua parte da melhor maneira possível”, disse o profissional.

Durante o curso, foram abordados diversos temas relevantes para o atendimento pré-hospitalar, com foco na otimização e atualização das equipes. Destacam-se, entre os assuntos discutidos, a abordagem à Reanimação Cardio Pulmonar (RCP) em adultos e crianças, técnicas de extricação (retirada) rápida veicular, atendimento à vítima poli traumatizada e manejo de vítimas em estado de choque, imobilização em prancha rígida, transporte seguro, diversas situação de emergência, avaliação técnica do paciente, dentre outros.

GALERIA DE IMAGENS:

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo