ELEIÇÃO SUPLEMENTAR EM CANDEIAS: JÁ ESTÃO CONFIRMADOS PELO MENOS QUATRO CANDIDATURAS PARA A DISPUTA EM 9 DE JUNHO
Por Sérgio Pires — Opinião de Primeira
Candeias do Jamari se prepara para uma nova eleição para um mandato tampão do seu prefeito, que ficará no poder apenas por seis meses. Em cerca de três meses e meio, haverá nova eleição, em que o vencedor do pleito de 9 de junho poderá cumprir então um mandato de mais quatro anos. Neste momento, estão se apresentando para a disputa nomes peso-pesados como os do ex-prefeito e ex- deputado federal Lindomar Garçon, do Republicanos e do ex-deputado Ribamar Araújo, que concorrerá pelo PL.
O atual prefeito interino, o vereador Aussimar Almeida, manteve-se no cargo e, portanto, só poderá disputar a Prefeitura e não mais uma cadeira na Câmara. Surgiu agora um quarto nome: o do empresário Jorge Saldanha, que entra na disputa pelo Avante, partido comandado pelo ex-deputado Jair Montes.
A esperança é que, finalmente, Candeias entre nos eixos. Em uma década, pelo menos onze prefeitos passaram pela cadeira de comandante da cidade. Houve um assassinato e vários foram cassados. A política fervilha na pequena cidade ao lado de Porto Velho, com menos de 30 mil habitantes.
O último prefeito, Valteir Queiróz, foi um dos cassados pela Câmara de Vereadores, onde sempre há embates políticos, com alguns dos eleitos de olho na cadeira de Prefeito, via judicial, mas sem passar pelas urnas. A campanha para a eleição tampão começa em alguns dias.