PF alerta que deve parar investigações e emissão de passaportes por falta de verba
A direção da Polícia Federal (PF) enviou um relatório ao ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, alertando sobre os graves impactos da falta de verba para a instituição.
O documento da PF destaca que investigações, operações, contratos de terceirizados e até mesmo a emissão de passaportes estão em risco por falta de verba.
O relatório foi elaborado após o anúncio de um contingenciamento de verbas, que bloqueou cerca de R$ 133 milhões destinados à Polícia Federal.
A instituição argumentou ao governo federal que não apenas esse valor precisa ser liberado, mas também é necessária uma suplementação adicional de R$ 527 milhões até dezembro.
A PF advertiu o governo que, sem essa revisão orçamentária, a emissão de passaportes será afetada já a partir de setembro, e outros setores podem ser impactados já no próximo mês.
Além disso, operações importantes e ações de combate ao desmatamento na Amazônia, bem como o combate ao crime organizado nas fronteiras, também serão prejudicadas.
Em nota, o Ministério da Justiça e Segurança Pública reconheceu a necessidade de remanejamentos e cortes orçamentários para cumprir o Regime Fiscal Sustentável, em prol da sustentabilidade fiscal do Brasil.