Goiás é o 4° estado a recolher livro com conteúdo explícito
A Secretaria de Estado da Educação de Goiás também decidiu recolher das escolas públicas o livro O Avesso da Pele, do autor Jéferson Tenório, após uma polêmica gerada nas redes sociais por conta do conteúdo de sexo explícito escrito na história.
A Secretária declarou que “fará a leitura e análise com vistas a definir se o livro poderá ou não ser distribuído aos alunos”. A obra seria trabalhada com os estudantes do Ensino Médio.
Goiás é o quarto estado que decidiu recolher o livro das escolas, seguindo os estados do Mato Grosso do Sul, Paraná e Rio Grande do Sul. As polêmicas em volta do livro começaram com uma denúncia de uma diretora escolar da cidade de Santa Cruz do Sul (RS), que gravou um vídeo mostrando os pontos críticos da obra.
– Lamentável o Governo Federal através do MEC adquirir esta obra literária e enviar para as escolas com vocabulários de tão baixo nível para serem trabalhados com estudantes do ensino médio – disse Janaina Venzon no vídeo que viralizou.
O Avesso da Pele chegou nas escolas após ser selecionado via Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), um programa do Ministério da Educação (MEC) que, junto ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), compra e distribui livros e materiais didáticos para professores e estudantes de escolas públicas de todos os estados do país.
CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): Livro “O Avesso da Pele” Foto: Smartmockups