Geral

Criança de 3 anos sofre queimaduras de segundo grau em contato com álcool na zona sul de Porto Velho-RO

Jornalismo — OMADEIRA

Porto Velho — Uma criança – de 3 anos, sofreu queimaduras após acidente com álcool, na manhã desta quarta-feira (8), no bairro Aeroclube, zona sul da capital rondoniense.

Segundo informações levantadas pela equipe de jornalismo de OMADEIRA, o avô da criança estava tentando acender a churrasqueira e, por algum descuido, usou o álcool e o fogo se alastrou. A criança estava próxima e acabou sendo atingida em boa parte do corpo.

Rapidamente, familiares a levaram até a Unidade de Pronto Atendimento (Upa/sul) para os cuidados médico. Os profissionais da unidade realizaram os primeiros socorros como limpeza das lesões, aplicação de medicamentos e curativos. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192) foi acionado e a criança foi removida ao hospital João Paulo ll em estado grave.

Segundo informações médica, a criança teve aproximadamente 54% de seu corpo queimado devido o incidente. A família bastante abalada acompanha de perto todo procedimento. As queimaduras atingiram a região do rosto, tórax, e braços.

Profissionais do Samu de Porto Velho alertam para os riscos do uso de álcool em casa, especialmente na presença de crianças. O produto é altamente inflamável e pode provocar queimaduras graves em caso de contato com fogo ou fontes de calor. A recomendação é manter o álcool fora do alcance das crianças e longe de fogões, velas e cigarros.

 

Nunca se deve derramar álcool sobre o fogo, pois a chama pode seguir o caminho do álcool e chegar até as suas mãos.

EM CASO DE ACIDENTE

Em casos de queimaduras graves, a orientação é entrar em contato imediatamente com o Corpo de Bombeiros-193 ou Samu-192, e explicar – com calma – o que aconteceu. Enquanto a ambulância se desloca para o local, coloque a parte queimada em água corrente em temperatura ambiente. Jamais utilize substâncias caseiras, como borra de café ou pasta de dentes, pois pode agravar a situação. Também não aplique pomadas ou medicamentos sem a orientação médica.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo