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Servidores do Hospital de Base denunciam erros no sistema de pontos e filas gigantescas no leitor biométrico — ENTENDA

Jornalismo Omadeira

Servidores públicos do Hospital de base, em Porto Velho, denunciam a burocracia e erros com o ponto eletrônico obrigatório a todos os servidores da Unidade Hospitalar. De acordo com os informações, as principais falhas apresentadas são: erros constantes em reconhecer a digital, enormes filas e aglomeração (pelo fato de ter somente dois lugares de registro), “ameaças constantes de não receber o salário no final do mês”, caso o ponto não seja registrado e uma categoria de servidores que não usa o sistema biométrico (digital), mas sim assinatura em livro. Essa conduta fere o princípio da Impessoalidade, quesito obrigatório no serviço público.

Segundo revelações de vários funcionários que ali trabalham, “o ponto registra erros, por exemplo: quando a gente vai registrar a entrada ou saída, por diversas vezes aparece o nome de outra pessoa. A gente vai no RH (Recursos Humanos) e eles mandam falar com a chefia local, por sua vez eles colocam a culpa na empresa que faz a manutenção dos equipamentos, a empresa não responde aos questionamentos e ficamos sem resposta”, esclarece servidor.

Outro erro muito comum, relatados por funcionários é que os dois únicos locais forma aglomeração e filas enormes. “Somos quase 10 mil servidores aqui no Hospital de Base e todos os dias somos submetidos a filas gigantescas para registrar ponto, alguns funcionários não registram corretamente os dados, aparece nome de outras pessoas, não reconhece digital e também não entrega comprovante de emissão”, diz.

Caso o trabalhador não registre seu ponto, mesmo trabalhando, corre o risco de não receber ao final de cada mês. “No final de cada mês aparecem vários erros no relatório, e são ameaçados de ficarem sem salários por conta do erro nos equipamentos. Além disso, estamos expostos à viroses e outras doenças pelo contato direto no leitor biométrico”.


Na denúncia consta que “os profissionais médicos não são obrigados a registrar no ponto eletrônico, mas sim anotam a entrada e saída do trabalho em um caderno físico, ou seja, não se expõem como todos os demais”, finaliza.

 

 

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O que é o princípio da Impessoalidade?!

A gestão pública é pautada por alguns princípios da Administração, julgados fundamentais para garantir uma conduta íntegra e eficiente por parte dos órgãos.

Impessoalidade

O princípio da impessoalidade, por sua vez, diz respeito a tratar todos os indivíduos sem qualquer tipo de discriminação. Isso visa, principalmente, abolir o preconceito e a diferenciação no tratamento de cidadãos com posicionamentos políticos ou ideológicos diferentes dos servidores.

Portanto, para assumir um cargo público, é preciso ter a igualdade como parte fundamental da conduta profissional. E se a lei diz que todos são iguais perante ela, essa também é uma maneira de cumprir o primeiro princípio.

  • Não diferenciar o tratamento para pessoas com diferentes opiniões, sexualidade, preferências ideológica e outras no atendimento em setores públicos;
  • Não buscar favorecimento em serviços públicos para qualquer pessoa como antecipação de ações, preferência na resolução de casos, etc.;
  • Tratar todos os cidadãos com a mesma educação, respeito e atenção em qualquer ambiente.

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