PF desarticula organização criminosa em cúpula do governo do Acre; mais de 300 policiais cumprem mandados em sete estados, incluindo Rondônia — VEJA
A Polícia Federal e a Procuradoria-Geral da República, com apoio da Receita Federal, deflagraram nesta quinta-feira, 9, a Operação Ptolomeu III, visando desarticular organização criminosa envolvida em ilícitos de corrupção e lavagem de dinheiro relacionados à cúpula do Governo do Estado do Acre.
Mais de 300 policiais federais cumprem 89 mandados de busca e apreensão nos Estados do Acre, Piauí, Goiás, Paraná, Amazonas e Rondônia, além do Distrito Federal.
Nesta terceira fase da investigação, a PF busca o ressarcimento de parte dos valores desviados dos cofres públicos. Foi determinada a indisponibilidade de R$ 120 milhões, por meio do bloqueio de contas e sequestro de aeronaves, casas e apartamentos de luxo adquiridos como proveito dos crimes.
Além disso, 15 empresas investigadas tiveram suas atividades econômicas suspensas e foram decretadas medidas cautelares diversas da prisão como: a suspensão do exercício da função pública, a proibição de acesso a órgãos públicos, o impedimento de contato entre os investigados e a proibição de se ausentar do país.