Geral

Mulheres executam papéis de liderança em importantes funções do Detran Rondônia

O Departamento Estadual de Trânsito – Detran Rondônia tem a responsabilidade de planejar, coordenar, executar e controlar as ações relacionadas aos veículos automotores e Carteira Nacional de Habilitação, cumprindo a legislação de trânsito. Para execução de seus serviços, a Autarquia possui unidades nos 52 municípios de Rondônia, além dos Postos Avançados, e conta com um quadro de servidoras que executam suas funções com compromisso, e em sua maioria, dividindo seu tempo com trabalho e família.

Nascida em Presidente Prudente (SP), Letícia Cristina Machado Batista, 41 anos, mãe de 2 filhos, moradora de Rondônia desde seus 10 anos, é analista administradora de carreira do Detran, e é atualmente a diretora Administrativa e Financeira – DAF da Autarquia. “Amo o que eu faço, e me preparei muito para estar aqui, mesmo antes de ser servidora pública, fiz mestrado em Direção Administrativa e Financeira na Espanha, e intrinsecamente já me qualificava para o cargo que exerço atualmente” – conta.

A diretora explica que a DAF executa atividades complexas e diferentes, de planejamento e gestão de pessoas. “É cansativo, porém muito gratificante, pois tento a cada dia ser melhor e fazer o melhor para os servidores, sabendo que todos os benefícios também resultam no melhor atendimento e serviços prestados para a nossa população” – avalia.

Leticia considera um grande desafio gerenciar pessoas, pois precisa tratar de forma diferenciada cada servidor, conhecendo suas necessidades, e isso é uma característica que as mulheres possuem, de ser observadora e zelosa com tudo e todos que estão ao seu redor. Como a própria Bíblia relata, a mulher sábia edifica sua casa, e acredito que tanto na família como no trabalho, a mulher tem um olhar afetivo para tudo o que faz, de cuidado, de inovação, pensando em diversas coisas ao mesmo tempo”.

Para a diretora da DAF, todo trabalho realizado no Detran deve afetar a sociedade positivamente, embora a diretoria não realize um trabalho direto com a população, ao melhorar as condições dos servidores para a execução dos serviços pertinente à Autarquia, é o usuário quem receberá o melhor atendimento. “Se eu tenho um servidor que está satisfeito em vir trabalhar, com um espaço adequado, certamente ele irá atender a população com mais qualidade, impactando positivamente nos serviços prestados para sociedade”.

Desempenhando o importante papel garantindo segurança aos que participam do trânsito com o objetivo de manter a ordem e cumprir a lei, a portovelhense de 30 anos, mãe de 3 filhos, Nádia Lizie de Paula Souza, é agente de trânsito, e pertence ao ao quadro da Diretoria Técnica de Fiscalização e Ações de Trânsito – Dtfat. Nádia Lizie descreve seu trabalho como desafiador, pois exerce uma função de liderança. “Atualmente executo a função de chefe de equipe nas ações de fiscalização realizadas em Porto Velho, e trabalho em conjunto com outras secretarias, a qual boa parte do comando é composta por homens, então em diversas situações eu preciso ter postura e propriedade no que falo. Algumas vezes chego em casa de coração partido, entretanto tenho convicção de que ao executar minhas funções, estou salvando vítimas” – relata.

 

 

TORNE-SE PILOTO PRIVADO NO AEROCLUBE DE PORTO VELHO/CLIQUE NO BANNER

“Estou há 8 anos trabalhando no Detran, e sei que o trabalho precisa ser desenvolvido com muita seriedade, certa de que estamos fazendo o melhor para a sociedade. Apesar das críticas que sofremos, e boa parte delas provém de condutores infratores inconformados com alguma autuação sofrida, sabemos que a fiscalização de trânsito tem o papel fundamental de tornar o trânsito um local seguro para todos, e isso inclui salvar vidas” – explica a agente.

Cabe a Diretoria Técnica de Fiscalização e Ações de Trânsito – Dtfat realizar a fiscalização de trânsito, autuar e aplicar as medidas administrativas e penalidades previstas no Código de Trânsito Brasileiro – CTB.

O diretor geral do Detran, Paulo Higo Ferreira de Almeida, destaca que a diretora da DAF Letícia Cristina Machado Batista, e a agente de Trânsito Nádia Lizie de Paula Souza, representam a força e a seriedade das demais servidoras da Autarquia, que com compromisso executam o melhor serviço para a população rondoniense.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo