Geral

Mulheres são protagonistas no saneamento básico de Rondônia

Nos últimos anos, os diversos setores da economia mundial têm sido marcados pela força da mão de obra feminina. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, as mulheres representam 44% da força de trabalho no Brasil. Elas se destacam nas mais variadas atividades econômicas e produtivas da sociedade, seja no setor primário que diz respeito à agricultura, à pecuária e ao extrativismo; no secundário que corresponde à indústria e no terciário que agrega os serviços formais ou informais, prestados nas demais áreas, e também as atividades comerciais.

No setor de saneamento básico, em Rondônia, elas também se destacam. Na Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia – Caerd, a participação feminina na empresa é de cerca de 30% e elas atuam em diferentes setores: administrativos, financeiros, almoxarifado e serviços gerais. Engenharia, Contabilidade, Segurança do Trabalho, Recursos Humanos – RH e Estações de Tratamento de Água – ETAs, entre outros.

“Em minha gestão do Governo de Rondônia, nas pastas de relevância a presença de mulheres predomina. Possuem senso de organização, visão empreendedora e dedicação, que agregam na qualidade do serviço prestado. A mão de obra feminina no saneamento básico é muito importante, principalmente na área do tratamento de água. Por serem cuidadosas e detalhistas nos procedimentos, com certeza a qualidade da água está garantida”, destaca o governador Marcos Rocha.

Na Caerd, elas estão cada vez mais engajadas em projetos e iniciativas que visam a melhoria do serviço prestado à população, como a implantação de novas tecnologias e ações de conscientização ambiental. Essa postura tem contribuído para a empresa ter uma atuação mais eficiente e eficaz.

“Em todas as áreas, a competência e a dedicação das mulheres têm sido fundamentais para o bom desempenho da empresa”, enfatiza a responsável pelo Serviço Especializado em Medicina e Segurança do Trabalho – Sesmet e conselheira eleita pelos empregados da Caerd, Márcia Cristina Luna.

PROTAGONISMO FEMININO

 

A mão de obra feminina no saneamento básico rondoniense está presente desde o início da criação da Companhia em 1969. Seis anos depois, em 1975, a empresa contratou a primeira mulher para atuar no setor. Maria de Fátima Marques, com 43 anos de carreira, desenvolve suas atividades no setor financeiro.

No ano de 2011, a Companhia, pela primeira e única vez, foi presidida por uma equipe de mulheres e servidoras de carreira. A engenheira civil Márcia Cristina Luna, como presidente; Débora Reis, na Diretoria Técnica Operacional – DTO e Fátima Marques, na Diretoria Administrativa e Financeira – DAF.

“Assumi quase todos os cargos na Caerd, desde chefia de oficina até a diretoria técnica operacional e finalmente a presidência. Nesta época, Fátima Marques, já estava como diretora da DAF, permaneceu pela sua extrema competência e seriedade com a coisa pública. Na DTO assumiu a engenheira eletricista, Débora Reis. Assim formamos um trio de gestoras comprometidas com a lisura e a transparência e entregamos uma companhia viva, com salários em dia, passivo renegociado e em busca da recuperação financeira”, relembra a engenheira.

Márcia Cristina Luna é uma daquelas mulheres de destaque em diversas áreas. Entre tantos homens, era a única da turma do curso de Engenharia Civil. Quando recebeu a carteira profissional estava registrada como “engenheiro”, porque não havia ainda o feminino no conselho de classe.

“É importante ressaltar que a participação feminina no setor de saneamento básico em Rondônia é uma realidade recente e que, por isso, é preciso que sejam implementadas políticas e iniciativas que incentivem a igualdade de gênero e promovam a diversidade no ambiente de trabalho. Somente assim, será possível avançar ainda mais na prestação de serviços de qualidade e na valorização do trabalho das mulheres nesse setor tão importante para a população”, enfatiza o presidente da Caerd, Cleverson Brancalhão.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo