Geral

STF torna obrigatória audiência de custódia para todos os tipos de prisão em até 24 horas

Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiram, por maioria, que a audiência de custódia é obrigatória em até 24 horas para todos os tipos de prisão, incluindo temporárias, preventivas e definitivas. Anteriormente, essa regra era aplicável apenas para prisões em flagrante.

A audiência de custódia permite que o suspeito seja ouvido por um juiz, que avaliará a necessidade da detenção, a legalidade da abordagem e decidirá se mantém ou não a prisão. Segundo o relator do caso, ministro Edson Fachin, essa medida pode evitar “eventual tratamento desumano ou degradante”.

Entre em contato conosco através de nosso WhatsApp/! clique no banner e faça um orçamento/ MT SERVIÇOS

Em 2020, Fachin já havia obrigado as audiências de custódia em todas as prisões realizadas no estado do Rio de Janeiro. A Procuradoria-Geral da República (PGR) apresentou recurso, mas na decisão desta semana, que engloba todo o território nacional, seu voto foi acompanhado pelos ministros André Mendonça, Cármem Lúcia, Dias Toffoli, Luís Roberto Barroso e Ricardo Lewandowski.

A ação foi iniciada pela Defensoria Pública do Rio de Janeiro, que questionou uma resolução do Tribunal de Justiça do estado (TJ-RJ) que limitava as audiências de custódia de prisões em flagrante.

Com essa decisão, a audiência de custódia se torna uma garantia para todos os presos no país, proporcionando a oportunidade de serem ouvidos pelo juiz responsável pela ordem prisional e permitindo a revisão dos fundamentos que motivaram a restrição à liberdade.

Acesse nosso Instagram e veja as promoções de Autoescola Atual clique no banner

Com informações de News Atual

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo