Trânsito

DIREÇÃO SEGURA: Saiba o que é distância de frenagem e evite colisão com o veículo da frente — Omadeira

Jornalismo — Omadeira

Porto Velho, RO — Distância de frenagem é a distância percorrida pelo veículo, do momento em que se aciona o freio até sua parada total, ou seja, até atingir a inércia. Quanto maior for a velocidade, maior será a distância de frenagem, pois muitas situações de risco implicam na necessidade de frear rapidamente.

Infelizmente, as situações de risco no trânsito são mais recorrentes do que gostaríamos e os conceitos de direção defensiva são essenciais para que todo motorista minimize a incidência de sinistros no trânsito, reduzindo o potencial de mortes ou ferimentos de qualquer natureza.

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Veja um exemplo:

Caso um carro esteja trafegando na velocidade de 80 km/h, considerando que possua seus pneus e freios em estado adequado, e considerando que o asfalto esteja seco e em perfeitas condições, a distância percorrida até a inércia será de 50 metros.

 

 

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Já no caso de uma motocicleta, ao trafegar na mesma velocidade de 80 km/h, com pneus e freios igualmente em estado adequado e no asfalto seco, serão necessários em média 60 metros até sua parada total.

Importante salientar que essa distância é quando o condutor está dirigindo com atenção total no trânsito, sem distrações como por exemplo; mexendo no telefone, conversando com passageiros, olhando para lojas, fachadas ou pessoas na rua.

Caso o asfalto esteja molhado, será necessário o dobro da distância segura em relação ao asfalto seco.

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Distância de frenagem para motos

Quando falamos das motocicletas, é correto afirmar que a capacidade de frenagem é inferior se comparada com os carros.

Quando há a necessidade de frear numa emergência, o motociclista deve acionar ambos os freios, o dianteiro e o traseiro.

O freio dianteiro representa 70% da frenagem e há um número considerável de condutores que não tem essa informação.

E como se não fosse suficiente, as condições tendem a se tornar ainda mais perigosas quando alguns motociclistas adotam comportamentos que potencializam os riscos de acidentes.

É o caso dos motociclistas que ficam muito próximos á traseira de ônibus e caminhões para “pegar um vácuo”.

Este tipo de prática é perigoso, pois não há nenhuma visibilidade a não ser a traseira de um veículo de grande porte, o que exige um nível de atenção muito alto para não colidir com o veículo á frente.

Multa por não guardar distância de segurança lateral e frontal

Este é um assunto tão sério que está descrito no Código de Trânsito Brasileiro no artigo 29:

Art. 29. O trânsito de veículos nas vias terrestres abertas à circulação obedecerá às seguintes normas:

II – o condutor deverá guardar distância de segurança lateral e frontal entre o seu e os demais veículos, bem como em relação ao bordo da pista, considerando-se, no momento, a velocidade e as condições do local, da circulação, do veículo e as condições climáticas;

Outro grande problema de conduzir o veículo muito próximo ao outro é não ter tempo de reação suficiente em caso de pedras, fragmentos de pneus, carcaça de animais e buracos na pista.

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Tempo de reação

O tempo de reação é outro pilar que compõe a habilidade de direção defensiva e é fundamental que seja muito bem entendido por todo motorista.

O tempo de reação compreende dois pontos: o primeiro é quando o condutor decide frear. O segundo é quando ele aciona os freios. O tempo no meio de ambos é o tempo de reação. Isso depende da atenção no momento que está dirigindo seu veículo.

Caso o condutor não esteja totalmente atento, o tempo de reação à uma situação de risco pode ser maior, e com isso o espaço percorrido até parar será superior, o que amplia consideravelmente o risco de colisão.

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O pneu é fundamental

O estado dos pneus influencia diretamente na frenagem do veículo. E isso não diz respeito apenas à conservação dos pneus. É claro que um pneu careca oferece um risco considerável nas frenagens, mas há outros fatores como:

Calibragem dos pneus: periodicamente, calibre os pneus, principalmente antes de viagens. Sempre calibre de acordo com as indicações do fabricante, pois pressões inadequadas podem gastar os pneus precocemente, desestabilizando o veículo. Outra dica importante é calibrar com os pneus frios.

Balanceamento e alinhamento: estes são serviços muito importantes e devem ser feitos a cada troca de pneus ou sempre que você perceber uma vibração ou oscilações fora do comum.

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Mas qual a distância de seguimento correta segundo o CTB?!

Bem, como vimos anteriormente, o CTB ( Código de Trânsito Brasileiro) não define em seu artigo 29 a distância exata a ser seguida, porque depende da velocidade no momento que está conduzindo seu veículo, das condições climáticas (se está chovendo ou não, por exemplo), das condições da via, das condições do veículo ( pneus carecas ou descalibrados) e da atenção do condutor, ou seja, fica a critério do condutor. A direção defensiva aconselha que a distância que você deve guardar do veículo a sua frente seja de acordo com sua velocidade no momento, considerando as condições adversas citadas anteriormente, para que possa fazer uma parada com segurança evitando assim, a colisão.

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