Opinião

O cinismo da velha imprensa e o “fique em casa, se puder” — LEIA O ARTIGO

O cinismo e a canalhice da imprensa brasileira já beirou (há anos) à insanidade e fere todos protocolos e códigos de ética da profissão. Caro leitor, existe uma diferença entre entrevista e debate, se você não tiver esse conhecimento estará fadado a ser massa de manobra da velha imprensa . Tudo tem um jogo de interesse!

entrevista é um gênero textual do campo jornalístico que circula nas mídias digitais e costuma ser publicada em jornais e revistas. Nela, uma pessoa faz perguntas a outra(s) sobre sua vida ou algum tema específico. O debate, por sua vez, é um gênero da oralidade que se caracteriza pela divisão de duas pessoas ou dois grupos que apresentam pontos de vista diferentes a respeito de um mesmo assunto. Não era a proposta do Jornal Nacional!

Em ‘entrevista’– com aspecto de debate–, do Presidente da República, Jair Bolsonaro, ao Jornal Nacional, apesar do tom arrogante, caras e bocas dos entrevistadores teve um intuito, desestabilizar o candidato que, dessa vez, com inteligência emocional e sem fugir dos assuntos, conseguiu responder, quando pôde e com várias interrupções dos entrevistadores, questões importantes para os brasileiros.

A ‘entrevista’ mostrou-se um nível raso, faccioso dos entrevistadores, quando faziam uma pergunta não o deixavam responder, toda vez que PR tentava um bom argumento em cima de uma pergunta eles simplesmente o cortavam e íam para outro assunto. Não há interesse em esclarecer, somente repetir as narrativas de sempre. Não se falou de quase nada de planos futuros do atual governo, caso seja reeleito, mas sim, tentaram intimidá-lo e consequentemente desmoralizá-lo em rede nacional. Não conseguiram! [Vejam as redes sociais]

Mulher sendo presa por caminhar em praça pública em São Paulo

O ódio, a abstinência ao dinheiro público e o rancor empobreceu a entrevista e perderam oportunidade de sabatinar o político Bolsonaro a fim de extrair o que realmente interessa aos brasileiros. A história do “fique em casa se puder” é a maior mentira já contada em rede nacional, procurem pelo “se puder” após o “fique em casa” que não acharão absolutamente nada com essa expressão impulsionada pela própria rede globo. Mulheres, crianças, idosos sendo presos por estarem em praça pública durante o período da pandemia. Comércios e vendedores autônomos foram presos por estarem trabalhando para levar sustento à família e tudo gravado e denunciado pelos veículos de comunicação. Pesquisem!

 

Sorveteiro preso ao tentar trabalhar durante o lockdown no RS Foto: Reprodução

O sucesso dos podcasts explicam o fracasso do jornalismo militante. Esse novo formato de comunicação (podcast) deixa o entrevistado a vontade para responder todos os questionamentos do entrevistador. O jornalismo profissional tem de acordar enquanto há tempo, ou está fadado a falar somente para si mesmo.

Por fim, com esse exemplo, esperamos que os próximos candidatos (sem exceção) mostrem os planos reais para melhorar a vida das pessoas comuns que vivem neste país e que trabalham, em média, seis meses por ano para bancar as mordomias dos apaniguados da República.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo