Na Paraíba, crianças recebem vacinas de adulto e vencidas

A vacinação das crianças, com doses destinada a adultos e adolescentes, aconteceu na semana passada; Ministério Público está investigando o caso.
As vacinas da Pfizer, destinadas a adultos e adolescentes, que foram aplicadas em crianças na zona rural do município de Lucena, na região metropolitana de João Pessoa, estavam vencidas. A informação foi confirmada pelo secretário de saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros.
O lote vencido é o FM 3457. Após denúncias realizadas pelas famílias das crianças, o Ministério Público Federal da Paraíba está investigando a imunização inadequada. De acordo com a denúncia, cerca de 40 crianças teriam sido imunizadas com vacinas destinadas aos adultos.

A vacinação das crianças, menores de 11 anos, aconteceu semana passada no município, sete dias antes da chegada do imunizante com dosagem adequada para idade ao estado.
Em nota, a prefeitura de Lucena disse que “uma auxiliar que aplicou indevidamente e sem autorização vacinas” e que “está pondo a disposição das famílias acompanhamento médico e (também está) monitorando as crianças”.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/g/1/AhBgHwTiOtWNcyCMN4jw/whatsapp-image-2022-01-15-at-20.20.42.jpeg?w=708&ssl=1)
Até o momento, segundo a prefeitura, as crianças que receberam as vacinas não apresentaram reações adversas. No entanto, as mães relataram sintomas como febre alta e vômito.