Primeiro-ministro do Canadá anuncia renúncia ao cargo
Justin Trudeau afirmou que permanecerá como premiê até que novo líder seja escolhido; ele também deixará comando do Partido Liberal
O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, renunciou ao cargo e à liderança do Partido Liberal nesta segunda-feira (6), segundo anunciou em um pronunciamento. Ele permanecerá como premiê até que um novo líder seja escolhido. “Pretendo renunciar ao cargo de líder do partido, como primeiro-ministro, depois que o partido selecionar seu novo líder”, afirmou Trudeau a repórteres em Ottawa.
Justin Trudeau é o primeiro filho do ex-premiê canadense Pierre Elliot Trudeau. Ele entrou pela primeira vez na cena política em 2008, quando foi eleito para o Parlamento e, depois, como líder do Partido Liberal cinco anos depois.
Em 2015, ele reivindicou o cargo de primeiro-ministro após fazer campanha em uma plataforma anticonservadora e ganhar maioria nas eleições, derrotando seu antecessor, Stephen Harper.
Um dos líderes mais jovens do país, Trudeau conquistou popularidade ao promover valores progressistas (esquerdismo ) no cenário global.