Nova foto desperta preocupação pela saúde de astronautas ‘presos’ no espaço
Metrópoles
Sunita Williams e Barry Wilmore estão confinados na Estação Espacial Internacional (ISS) há 153 dias
O filme ‘Interestelar’ impressionou ao mostrar as consequências das viagens espaciais nos corpos de astronautas, mas novas imagens de Sunita Williams e Barry Wilmore, oficiais da Nasa presos na Estação Espacial Internacional (ISS) há 153 dias, despertaram preocupação sobre o seu estado de saúde e impressionaram muito mais que o retrato cientificamente realista do filme de Christopher Nolan.
Sunita e Barry estão na ISS desde 6 de junho, quando seu Boeing Starliner apresentou problemas técnicos. A foto divulgada pela Nasa mostra a dupla junta durante uma refeição com a mulher visivelmente abatida e seu companheiro parecendo mais magro.
Na foto, descontraída, os astronautas são vistos comendo um jantar improvisado composto por pizza de pepperoni, ketchup, mostarda e nozes. Eles esboçam bom humor, mas o abatimento é visível.
“O que você está vendo ali na foto é alguém que eu acho que está passando pelo estresse natural de viver em uma altitude muito alta, mesmo em uma cabine pressurizada, por longos períodos”, disse o Dr. Vinay Gupta ao Daily Mail.
De acordo com o médico, o emagrecimento dos dois se deve ao déficit calórico “significativo” em viagens ao espaço. O corpo humano queima mais calorias do que em solo terrestre devido às baixas temperaturas e às condições adversas em geral.
Contudo, mais que a magreza, o médico apontou que a atrofia muscular é a maior preocupação em pessoas nessas condições. “Eles estão ingerindo alimentos muito calóricos, como você pode ver — frios e, você sabe, outras carnes, as proteínas, mas frios ricos em gordura — não é necessariamente uma dieta balanceada”, disse Gupta.
Os astronautas Sunita Williams e Barry Wilm