Renovação da CNH pode exigir novo exame de todos os motoristas — VEJA
A renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), poderá exigir um velho novo exame dos motoristas brasileiros. Talvez não faça sentido essa frase de velho novo, mas o motivo é bem simples.
Acontece que, uma proposta em discussão no Congresso Nacional poderá impor que a cada renovação dos motoristas brasileiros seja feito um exame psicológico, o mesmo que é feito toda vez que o cidadão vai tirar sua Permissão Para Dirigir (PPD).
Dessa maneira, um velho conhecido dos motoristas, poderá se tornar algo frequente, em cada renovação, o que poderá mudar algumas situações para os motoristas, haja visto que o exame psicológico pode ser impeditivo para que alguns motoristas possam dirigir novamente.
Novo exame obrigatório para renovação da CNH
De acordo com informações de jornal contábil, o novo exame obrigatório para renovação da carteira de motorista poderá ser o teste psicológico, que só é feito uma vez na vida dos motoristas, quando os mesmos estão em busca de tirar sua Permissão Para Dirigir (PPD).
A proposta que trata da implementação do teste psicológico se trata do Projeto de Lei 4.111/23, que atualmente está em tramitação na Câmara dos Deputados, e propõe mudanças no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Apesar de ser algo relativamente inédito no país, a proposta aborda questões muito importantes sobre o estado psicológico dos motoristas, alegando que não é porque um motorista esteva preparado psicologicamente quando tirou a habilitação, estará com o psicológico adequado para dirigir em outros momentos de sua vida.
O autor da proposta é o senador Davi Alcolumbri, que aborda a importância para a segurança no trânsito quando se faz novos testes psicológicos, para identificar se os motoristas continuam aptos para dirigirem.
A ementa da proposta pede a alteração da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997 (Código de Trânsito Brasileiro), para exigir a avaliação psicológica de todos os motoristas a partir da primeira habilitação.
Segundo psicólogos consultados pelo Jornal Contábil, ao longo da vida, muitos motoristas sofrem impactos e danos psicológicos que podem tornar algumas pessoas inaptas para dirigir, garantindo assim um segurança muito maior nas vias públicas.
Com relação ao andamento da proposta, o texto foi aprovado no mês de agosto pela Comissão de Viação de Transportes (CVT) da Câmara dos Deputados, e aguarda parecer e análise da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC).
Como funciona o exame psicológico do Detran
O exame psicotécnico do Detran, se trata de uma avaliação psicológica obrigatória para a obtenção da carteira de motorista. O teste é composto por diversas atividades que avaliam questões como:
- Percepção visual;
- Coordenação motora;
- Memória;
- Capacidade de comunicação
- Raciocínio lógico; e
- Personalidade.
O objetivo do exame psicotécnico é avaliar se o candidato está apto para dirigir, e se o mesmo consegue lidar com as situações diárias enfrentadas no trânsito brasileiro.
No decorrer do exame, os futuros motoristas realizam diversas atividades que avaliam as habilidades psicológicas dos candidatos, como testes de raciocínio lógico, memória, testes de personalidade e percepção visual e auditiva.