Servidores da Alero participam de curso sobre licitações e uso de inteligência artificial
Após três dias de imersão, 23 servidores públicos da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) participaram do curso “Licitações do Futuro – Edição Agentes de Contratação”. A formação ocorreu em Porto Velho e teve como objetivo ampliar o conhecimento dos participantes, principalmente em relação a utilização de novas tecnologias.
O evento contou com uma carga horária de 20 horas/aula e foi realizado com a presença de especialistas na área, como Anastácia Melo, da Secretaria de Gestão (Seges) do Ministério da Gestão, Janderson Barbosa, membro da Consultoria Jurídica do Tribunal de Contas da União (TCU), Priscilla Vieira, advogada e palestrante especialista em licitações, e Evaldo Ramos, pregoeiro do TCU.
Luís Carlos de Castilhos Júnior, assistente legislativo lotado na Superintendência de Comunicação Social (Secom), falou da oportunidade de adquirir mais conhecimento para sua atividade laborativa. “O curso foi muito bom. Mostrou as etapas do processo de licitação e algumas preocupações que tem que ter durante esse processo: papel do pregoeiro ou agente de contratação, decisões na hora de julgamento das propostas, testes de qualidade do objeto de contratação”, destacou, reforçando que além da teoria, o curso trouxe prática, como análise de editais, uso do chatGPT para elaboração de documentos e uma série de orientações para usar esse recurso.
Da mesma forma, o analista legislativo Márcio Marques, atual presidente da Comissão Permanente de Licitação, reforçou que o curso foi bastante enriquecedor e inovador, e destacou como ponto principal a atividade realizada utilizando ambiente de realidade virtual. “Tal atividade nos transportou para um ambiente de tomada de decisão imediata e foi bem produtiva. Além disso, a didática dos professores é muito boa e facilita bastante a absorção do conhecimento. O conhecimento adquirido no curso otimizará minha rotina de trabalho, uma vez que desburocratizará algumas atividades realizadas no dia a dia. O resultado final certamente será o aumento de produtividade”, garantiu.
Entre os temas abordados, destacam-se a explanação objetiva de pontos problemáticos da prática de licitações, a demonstração de diferentes plataformas de pregão, o estudo de jurisprudências, e a utilização de Inteligência Artificial para a elaboração de artefatos na fase de seleção de fornecedores.
Para Mayara Gomes, superintendente adjunta de Contabilidade e Accountability, destacou a relevância do evento: “A participação no curso foi extremamente enriquecedora. Nos proporcionou uma visão inovadora sobre o futuro das licitações. A abordagem sobre a utilização da inteligência artificial traz a importância de novas tecnologias para otimizar a fase do planejamento da contratação, aumentando a eficiência e a celeridade, oferecendo uma base sólida para que nós, profissionais, estejamos preparados para os desafios futuros, alinhados com as inovações tecnológicas”, afirmou.
Texto: Ivanete Damasceno | Secom ALE/RO