OAB/Vilhena emite nota de repúdio contra Presidente do Conselho Estadual de Saúde por ‘constrangimento’ a Advogada durante reunião – VEJA
Jornalismo — Omadeira
Rondônia — A Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção de Vilhena, RO, por meio de sua presidência, vem a público manifestar seu mais profundo repúdio ao atos desrespeitosos e de cerceamento de fala praticados pela Presidente do Conselho Estadual de Saúde, Sr. Marli Rosa, durante a 353 Reunião Ordinária do CES, realizada no dia 21 de agosto de 2024, na cidade de Porto Velho.
Na ocasião, a advogada Josiele Ortiz Huber, representante desta Subseção de Advogadas e Advogados no Conselho Municipal de Saúde de Vilhena, inscreveu-se para contribuir com a plenária, exercendo suas prerrogativas profissionais e seu compromisso ético de colaborar com o debate sobre tema relevante que estava em pauta.
Entretanto, ao iniciar sua manifestação, a advogada foi abruptamente interrompida pela presidente do CES, que, com descaso e total desrespeito, solicitou que ela concluísse rapidamente sua fala, causando-lhe constrangimento e desconforto.
É lamentável que, em um espaço dedicado ao diálogo e à construção de políticas públicas, uma advogada, no pleno exercício de suas funções, tenha sido tratada de forma tão desrespeitosa. A postura de deboche demonstrada pela Sra. Marli Rosa durante a manifestação da advogada Josiele é incompatível com os valores que devem nortear o serviço público e o respeito entre os profissionais.
A OAB Vilhena reafirma seu compromisso com a defesa das prerrogativas de advocacia, que são essenciais para atuação livre e independente dos advogados, especialmente no desempenho de funções relevantes como a de conselheira em órgãos colegiados. Qualquer tentativa de cerceamento do exercício profissional é inaceitável e prejudica não só a advocacia, mas a sociedade como um todo.
Diante dos fatos, a OAB Vilhena espera que situações como essa não voltem a ocorrer e que o repeito mútuo prevaleça em todos os espaçoes de atuação pública. A advogada Josiele conta com o apoio irrestrito desta Subseção para continuar exercendo sua função de advogada e conselheira de forma irregular.
Tulio Magnus de Mello Leonardo (Presidente)
Carina Batista Hurtado (Vice-presidente)
Giuliano Dourado da Silva (Secretário Geral)
Marcel de Oliveira Amorim (Secretário Geral adjunto)
Madalena Aparecida Ritter (Tesoureira)
Vilhena/RO, 28 de Agosto de 2024.