OMS declara varíola dos macacos como emergência global de saúde
Casos gerados pelo atual surto já chegaram à Europa e à América do Norte
A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou nesta quarta-feira (14) o atual surto de mpox (anteriormente conhecida como varíola dos macacos) na República Democrática do Congo, e que se estendeu para outros países, como uma emergência de saúde pública de alcance internacional.
Esta é a segunda vez em dois anos que a OMS considera que essa doença infecciosa pode se tornar uma ameaça sanitária internacional, um alerta que inicialmente foi suspenso em maio do ano passado, após sua propagação ser contida, o que levou à avaliação de que a situação estava sob controle.
Os casos gerados pelo atual surto já chegaram à Europa e à América do Norte.
Segundo a entidade, de janeiro de 2022 a junho de 2024, foram registrados 99.176 casos confirmados de mpox em 116 países. No período, foram contabilizadas ainda 208 mortes provocadas pela doença.
Dados do relatório de situação divulgado na última segunda-feira (12) pela entidade mostram que, apenas em junho, 934 casos foram confirmados laboratorialmente e quatro mortes foram reportadas em 26 países, “sinalizando transmissão contínua da mpox em todo o mundo”.
As regiões mais afetadas em junho, de acordo com o número de casos confirmados, são África (567 casos), América (175 casos), Europa (100 casos), Pacífico Ocidental (81 casos) e Sudeste Asiático (11 casos). O Mediterrâneo Oriental não notificou casos nesse período.
*EFE
Créditos (Imagem de capa): Divulgação