Política

CANDIDATURAS POSTAS, AGORA É A HORA DE COMEÇAR A ENTRAR COM TUDO NA CAMPANHA E SE PREPARAR PARA OS DEBATES

Por Sérgio Pires — Opinião de Primeira

Postadas as candidaturas, agora faltam detalhes burocráticos e legais para o início da campanha, oficialmente, na corrida pelas Prefeituras brasileiras. Em Porto Velho, Mariana Carvalho leva grande vantagem, por reunir no seu entorno nada menos do que 12 partidos, enquanto Léo Moraes aparece também forte, inclusive pela forte convenção que realizou neste sábado. Euma Tourinho aparece como o nome novo n a disputa.

Ressalvadas todas as proporções e formas de atuação, ela seria uma espécie de Hildon Chaves da eleição de 2016. Como as urnas nunca dão resultado definitivo antes da contagem de todos os votos, se poderia dizer que a cadeira de Prefeito da Capital vai para uma dessas mãos. Mas podem surgir surpresas. Célio Lopes é um jovem político que lidera uma forte aliança dos partidos de esquerda.

O padrinho Acir Gurgacz ajuda muito. Se a aliança com o PT e outros partidos envolver mesmo a militância, as chances de Célio ir para um eventual segundo turno não podem ser desconsideradas. O que não se sabe, concretamente, é até onde pode ir o ex-conselheiro do Tribunal de Contas, Benedito Alves. Ele faz grande reuniões, conta sua rica história de vida, mas ao menos no grande público, não em aparecido entre os preferidos. embora ele tenha grande apoio no meio evangélico.

Por fim, o jovem advogado e jornalista Samuel Costa, que está na campanha muito mais para marcar presença do seu partido, a Rede e a associação com o Psol, do que tenha alguma chance real. A partir do dia 16, contudo, todo o quadro pode mudar, porque numa campanha curta, de 45 dias, uma palavra mal colocada, uma frase infeliz ou uma criativa, podem decidir a eleição. E ainda tem, pela frente, o ato mais importante da disputa: os debates.

O que se sabe nos bastidores é que Band e Rima TV teriam desistido de programar debates entre os candidatos, em Porto Velho, embora não se saiba ainda os motivos. A Globo certamente os fará. Outra certeza: a SICTV/Record já confirmou o debate,  considerado há muitos anos o evento que decide eleições.

 

A emissora já está registrando seu debate na Justiça Eleitoral e tem data e horário decidido, o que será divulgado em breve, tanto para o primeiro turno quanto para o segundo, se houver. O que se ouve, há longo tempo, é que foi nos debates da SICTV que se decidiu disputas importantes. A mais recente, para a Prefeitura, foi a vitória do então quase desconhecido Hildon Chaves, que teve uma performance excelente e, apenas com uma frase (“eu conheço um criminoso depois de cinco minutos de conversa”!) caiu no gosto do povo e saiu lá de trás nas pesquisas para ganhar o pleito. Não há campanha política de qualidade sem debates. Não haverá disputa em Porto Velho sem pelo menos um deles. Que os candidatos se preparem para os confrontos que virão por aí!

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo