Invasão ao sistema de pagamento do governo desviou dinheiro que seria usado para pagar servidores
Investigações indicam que os invasores que conseguiram acessar o Siafi (Sistema Integrado de Administração Financeira) transferiram recursos que seriam usados para o pagamento salarial de servidores. Parte do dinheiro transferido foi bloqueado a tempo após a identificação da fraude. Os valores não foram informados.
O caso foi revelado nesta segunda-feira (22) pelo jornal “Folha de S.Paulo”. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que o caso não se trata de um ataque hacker. “O sistema está preservado. Foi uma questão de autenticação. É alguém que tinha acesso”, declarou a jornalistas antes de sair para reunião no Palácio do Planalto.
Segundo investigações da Polícia Federal (PF), o primeiro acesso foi feito no dia 5 de abril. Na época, a PF instaurou um inquérito para investigar o caso. A suspeita é de que o acesso foi feito por meio da credencial de servidores, por meio de alguma fraude ou clonagem de chaves de acesso.
Em nota, o Ministério da Gestão e da Inovação informou que o episódio não configura falha de segurança, mas sim uso indevido de credenciais obtidas de forma irregular.
CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): Foto: Tom Molina/ Estadão