Geral

Incidente envolvendo voo da Latam deixa cerca de 50 feridos

Falha técnica ocorreu em trecho de viagem entre Austrália e Nova Zelândia

Cerca de 50 pessoas ficaram feridas, e 12 delas hospitalizadas, após uma “forte sacudida” durante um voo entre Sydney e Auckland de um avião da Latam devido a uma falha técnica que fez com que a aeronave mergulhasse repentinamente, informaram a companhia, os passageiros e os serviços de emergência da Nova Zelândia. Alguns tripulantes e passageiros chegaram a bater a cabeça no teto.

Os feridos, um em estado grave e os demais com ferimentos moderados e leves, foram tratados pelos serviços médicos depois que a aeronave, um Boeing 787-9 Dreamliner, aterrissou no Aeroporto de Auckland, na Nova Zelândia.

– O voo LA800, que faz a rota Sydney-Auckland hoje, teve um problema técnico durante o voo, o que causou uma forte sacudida. Como resultado do incidente, alguns passageiros e a tripulação foram afetados – disse a Latam em breve comunicado enviado à Agência EFE.

Embora a companhia aérea não tenha fornecido detalhes sobre a falha técnica ou quando o incidente ocorreu, um passageiro relatou que houve uma “queda repentina” cerca de 45 minutos antes do pouso.

 Eu estava dormindo, sentado perto da janela em uma fileira de três assentos e, com a sacudida, abri os olhos e vi meu companheiro de corredor no teto do avião, que estava caindo. Achei que estava sonhando – comentou o canadense Brian Adam Jokat, de 61 anos, que viajava para Auckland para encontrar amigos.

 

Jokat, que estava usando cinto de segurança e disse estar “100% bem”, afirmou que antes do incidente “não houve turbulência, nada, nenhum aviso”, e que em “poucos segundos o avião se endireitou novamente”, deixando os passageiros deitados no chão com ferimentos, cortes e sangramentos.

– No início houve gritos, depois apenas silêncio – contou Jokat, cujo depoimento é condizente com o que outros passageiros disseram à imprensa neozelandesa.

O Serviço de Emergências Hato Hone St. John, da Nova Zelândia, informou que sua equipe avaliou e tratou um total de 50 pessoas, das quais uma está em estado “grave”, cuja nacionalidade ainda não foi revelada, e as demais têm ferimentos “moderados” ou “leves”.

Do total de feridos, 12 foram levados para um hospital de Auckland, acrescentou o porta-voz do St John’s. De acordo com o site Flightradar, o avião despencou cerca de 100 metros quando já havia percorrido cerca de dois terços de sua rota, caindo repentinamente de uma altitude de 41 mil pés para cerca de 40.692.

 aeronave, que deveria voar de Auckland para Santiago, no Chile, um voo que foi suspenso, aterrissou na cidade neozelandesa por volta das 15h58 (horário local; 0h58 em Brasília), “como estava previsto”, informou a Latam.

A companhia aérea informou que um novo voo (LA1130) foi programado para cobrir essa rota no dia 12 de março, partindo de Auckland, e que forneceu alimentação e acomodação às pessoas afetadas até então. A Latam também enfatizou que “lamenta profundamente qualquer inconveniente e dano causado aos passageiros” e reiterou seu “compromisso com a segurança”.

O voo L800 entre Sydney e Santiago, com uma escala em Auckland, é popular entre dezenas de milhares de imigrantes latino-americanos que viajam para seus países de origem.

*EFE

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo