Crise diplomática entre Brasil e Israel — comparou às ações de Netanyahu à Adolf Hitler contra os judeus
Lula, disse hoje em Adis Abeba, na Etiópia, que “o que está acontecendo na Faixa de Gaza não é uma guerra, mas um genocídio” e comparou às ações de Netanyahu à Adolf Hitler contra os judeus.
“O que está acontecendo com o povo palestino na Faixa de Gaza não existiu em nenhum outro momento da história. Na verdade, existiu. Quando Hitler decidiu matar os judeus” essas foram as palavras de Lula durante a conferência de imprensa que encerrou a sua viagem à Etiópia.
Netanyahu, respondeu Lula através de um post no X: “frases vergonhosas de Lula, vamos convocar o embaixador brasileiro em Tel Aviv.
As sentenças proferidas pelo Presidente do Brasil são vergonhosas e graves. Eles menosprezam a Shoah e representam uma tentativa de atacar o povo judeu e o direito de Israel à defesa.
A sua comparação entre Israel, por um lado, e a Shoah dos nazis e de Hitler, por outro ultrapassa uma “linha vermelha”. Com o chanceler Israel Katz decidimos convocar imediatamente o embaixador brasileiro para manifestar imediatamente nossa desaprovação a ele”.
O Ministro das Relações Exteriores de Israel, convocou o embaixador brasileiro. Em um post no X Israel Katz escreveu:
“As palavras do presidente do Brasil são vergonhosas e graves. Ninguém prejudicará o direito de Israel se defender. Ordenei ao pessoal do meu gabinete que convoque o embaixador brasileiro para uma chamada de repreensão amanhã.”