Companhia aérea volta a pesar passageiros antes do embarque — ENTENDA
Em uma iniciativa operacional, a Finnair, companhia aérea finlandesa, anunciou planos para realizar pesagens voluntárias de passageiros em fevereiro, abril e maio em seu hub de Helsinque. A companhia aérea enfatiza que essa pesquisa pré-embarque é totalmente opcional e os passageiros que optarem por participar não terão seus pesos vinculados às informações de reserva.
Segundo informou a companhia aérea, a iniciativa visa a aprimorar a segurança de voo, melhorando os cálculos de peso e balanceamento da aeronave usando dados reais de passageiros. Enquanto muitas companhias aéreas europeias dependem de pesos padrão estabelecidos pela Agência Europeia de Segurança da Aviação (EASA), a Finnair acredita que utilizar pesos reais de clientes é a abordagem ideal.
A última vez que a Finnair realizou uma pesagem de passageiros foi em 2017 e 2018, com a necessidade de repetir o processo a cada cinco anos para aprovação da autoridade de aviação civil da Finlândia. Satu Munnukka, chefe de operações em solo da Finnair, explicou: “Utilizamos os dados de pesagem para os cálculos médios necessários para a operação segura dos voos, e os dados coletados não estão vinculados de forma alguma aos dados pessoais do cliente.“
Munnukka tranquilizou os passageiros, afirmando: “Registramos o peso total e as informações do cliente e de sua bagagem de mão, mas não pedimos o nome ou número da reserva, por exemplo.” Apenas agentes de atendimento ao cliente no ponto de medição terão acesso ao peso total, garantindo a privacidade dos participantes.
Após coletar uma quantidade suficiente de dados de clientes, a Agência de Transportes e Comunicações da Finlândia analisará os números. Os pesos confirmados serão então utilizados para os cálculos de peso e equilíbrio da aeronave até 2030.
Embora a Finnair não tenha divulgado voos específicos sujeitos às pesagens, a companhia aérea planeja alternar a pesquisa entre voos de curta e longa distância durante o período designado. A empresa está otimista em relação à recepção positiva dos passageiros, observando que durante a pesagem anterior, um número significativo de passageiros se voluntariou. As informações são de Aeroin.
Vale ressaltar que a Air New Zealand é outra companhia aérea conhecida por realizar pesagens de passageiros, exigidas pela autoridade de aviação civil local a cada cinco anos.