Flávio Dino, no desespero, busca ajuda de Sarney seu principal adversário no Maranhão para ajudá-lo em vaga no STF
O Ministro da Justiça, Flávio Dino, encontra obstáculos na angariação de apoio político para sua possível nomeação ao Supremo Tribunal Federal (STF). Sua indicação tem suscitado controvérsias e críticas, sobretudo devido à percepção de que seu nome está intimamente associado à ideologia de esquerda. O nível de urgência ficou evidente a ponto de ele buscar auxílio junto a seu principal adversário no Maranhão, o ex-presidente José Sarney.
Apesar do apoio do PT, que contribui com oito votos favoráveis,, Dino ainda se encontra aquém dos 41 votos necessários para a aprovação de sua indicação no plenário do Senado. Até o momento, sua contagem gira em torno de 30 votos, sinalizando um desafio significativo para avançar e garantir a aprovação desejada.
A postura militante e partidaria do ministro, incluindo sua ausência em convocações da Câmara e embates acalorados com alguns senadores, tem desgastado sua imagem e dificultado a conquista de mais apoio político. Com apenas 10 dias restantes, Dino está em busca de uma estratégia para multiplicar seus votos e tentar alcançar a aprovação desejada.
Se caso Dino assumir uma posição na suprema corte, Dino poderá potencialmente causar impactos significativos em seus opositores políticos, possivelmente deixando uma marca obscura na história do Brasil. A indicação para uma cadeira no STF é de grande importância para o futuro do país e define o futuro dos próprios senadores e deputados.