Nesta quinta-feira (14) comissão processante de Candeias do Jamari dará o parecer sobre possível cassação do atual prefeito — OMADEIRA
Jornalismo Omadeira
A Câmara Municipal de Candeias do Jamari-RO convoca, para esta quinta-feira (14), os membros da comissão precessante para reunião referente ao processo contra o atual prefeito, Toninho Cerejeiras, que tramita na casa legislativa.
Na ocasião será dado o parecer (favorável ou não) da comissão processante sobre o processo político-administrativo. Toninho, bem como seu defensor, foram intimados a participar do ato.
Contra o chefe do Executivo recai acusações sobre possíveis irregularidades administrativas cometidas por ele, durante apenas três meses de mandato. Após aceitação da denúncia, foram sorteados três vereadores para compor a Comissão Processante (CP). Na presidência da comissão ficou o vereador Edcarlos dos Santos (AVANTE), o vereador Marcos da Hora (AVANTE) e como relator ficou o vereador Jorge Saldanha (AVANTE), membro da comissão.
A denúncia aponta três graves irregularidades:
1 – Realização de Despesa sem prévio Empenho onde empresas terceirizadas trabalham no município de forma ilegal perante a lei, e sem contrato de prestação de serviço;
2 – Pagamento de Rescisões de Empresas Terceirizadas descumprindo a ordem cronológica, desrespeitando as leis vigentes;
3 – Envio de informações falsas ao Tribunal de Contas do Estado de natureza criminosa para solicitação de certidão; Ingerência e Omissão das ações necessárias para fazer a ‘máquina pública funcionar’.
Esse tipo de infração, faz-se necessário a instauração de comissão parlamentar de inquérito administrativo com o objetivo de investigar a razão dessa prática de improbidade administrativa e crimes de natureza civil e penal, para punir os responsáveis pelos possíveis atos ilícitos praticados.
Em conversas de bastidores, parlamentares não descartam a possibilidade de Toninho renunciar ao cargo. Caso ele renuncie ou tenha seu mandato cassado, assume a prefeitura de Candeias do Jamari, o presidente da câmara de vereadores Francisco Aussemir de Lima Almeida.