Utilidade Pública

Casos de infarto entre crianças e disparam nos últimos dois anos na região de Campinas; os dados são do MS

Número de ocorrências registradas entre 2021 e 2022 representa quase metade do total dos últimos 10 anos. Maioria dos casos envolve crianças de até 9 anos

Os casos de ataque cardíaco entre crianças e jovens de até 19 anos dispararam na região de Campinas (SP) nos últimos dois anos. É o que mostram dados do Ministério da Saúde, divulgados por meio da plataforma DataSUS.

Entre janeiro de 2021 e dezembro de 2022 foram 29 internações pela condição, formalmente chamada de infarto agudo do miocárdio. O número representa quase metade do total registrado desde o início de 2013. Neste ano, até maio, já foram duas ocorrências.

Infarto entre crianças e jovens de até 19 anos por ano

Levantamento mostra que o índice disparou nos últimos dois anos

O levantamento inclui números de 16 municípios (confira abaixo) e considera atendimentos realizados tanto pela rede pública, quanto privada. Somando toda a série histórica, que começa em 2007, foram 80 ocorrências.

 

Com relação ao perfil das vítimas de todo o período, 55 eram crianças de até 9 anos e 56 eram do sexo masculino. Além disso, embora os dados sejam alarmantes, a taxa de mortalidade é baixa: foram apenas três em 16 anos. As informações são de G1.

Infarto entre crianças e jovens de até 19 anos por cidade

CIDADECASOS
Águas de Lindoia2
Americana5
Campinas34
Espírito Santo do Pinhal2
Hortolândia10
Indaiatuba4
Jaguariúna4
Mogi Guaçu2
Mogi Mirim2
Monte Mor3
Morungaba1
Paulínia2
Santo Antônio do Jardim1
Sumaré6
Valinhos1
Vinhedo1

Fonte: DataSUS – Ministério da Saúde

No início da semana, a notícia de que Bronny James, o filho de 18 anos do astro da NBA Lebron James, sofreu uma parada cardíaca enquanto treinava com o time de basquete da Universidade do Sul da Califórnia levantou mais uma vez o alerta para a incidência de infarto entre os jovens.

Infarto, parada cardíaca e acidente cerebral vascular, juntos, compõem a principal causa de morte em todo o mundo. No Brasil, os casos de infartos registrados por mês mais que dobrou nos últimos 15 anos, e a média mensal de internações decorrentes subiu quase 160% no mesmo período.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo