NOA/SAMU: Indígena de 11 anos picado por cobra jararaca no estado do Amazonas é socorrido pelas equipes de Porto Velho — VÍDEO
Jornalismo Omadeira
Na tarde desse domingo (2), o Núcleo de Operações Aéreas (NOA) em parceria com o Samu-192 de Porto Velho – em mais um voo pela vida – realizaram resgate aéreo de uma criança indígena, 11 anos, da tribo Suruwaha, cerca de 112 km de Lábrea, município do estado do amazonas.
O resgate e atendimento se deu em meio a selva amazônica e foi classificado como “complexo” pela equipe devido a dificuldade de locomoção até Lábrea que ocorre pelo rio, cinco dias de barco. “Hoje foi mais um dia daqueles especiais, e mais uma vez tive a oportunidade única de socorrer uma criança da tribo Suruwaha. A missão surgiu inesperada e muito complexa, pois tínhamos que socorrer essa criança picada por cobra (Jararaca), do povo Suruwaha que fica a 174km da capital de Rondônia”, esclareceu o médico, Junior Beloti, que participou do resgate e atendimento do indígena.
Essa aldeia é isolada na floresta amazônica com pouco contato com civilização externa (somente Funai). “Por sermos, naquele momento, a única esperança de salvar a vida daquela criança, precisávamos não somente chegar em tempo hábil, mas também com suporte adequado para sobrevida daquele paciente”, disse Beloti.
Após todo preparativo a equipe decolou o mais rápido possível para o resgate. Ao chegar na região foi preciso bastante cautela tripulação no atendimento do paciente e, ao mesmo tempo, sensibilidade para não ferir a cultura indígena local, pois os Suruwaha é uma tribo isolada e nesse ponto todo cuidado é pouco.
O médico comemora a ação que, segundo ele, foi um sucesso: “desta forma conseguimos, em meio a floresta amazônica, estabilizar o indiozinho, embarcá-lo juntamente com seu pai para o resgate aeromédico. Apesar da complexidade e distância, tudo ocorreu conforme o planejado pela a equipe do NOA. É muito importante estarmos prontos a todo momento para atendermos qualquer demanda”, finaliza.
Quer conhecer um pouco mais sobre os povos Suruwaha clique no link abaixo:👇