Política

Em crise econômica, Argentina cria cédula de 2 mil pesos que equivale a R$ 42

Na última segunda-feira (22), a Argentina introduziu em circulação uma nova nota de 2 mil pesos argentinos, equivalente a aproximadamente R$ 42 na taxa de câmbio atual. Até então, a maior denominação era de mil pesos. Essa medida, segundo informações do jornal Estadão, ocorre em meio a um contexto de inflação recorde, com o índice de preços ao consumidor registrando um aumento de 108,8% em comparação ao ano anterior e de 8,4% em relação a março, de acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística e Censos (Indec).

O Banco Central da República Argentina (BCRA) elevou a taxa básica de juros para 97% ao ano, após um aumento de 600 pontos-base em 15 de maio.

No comunicado divulgado nesta segunda-feira (22), o BCRA afirmou que a introdução da nova cédula visa aprimorar a funcionalidade dos caixas eletrônicos e otimizar as transferências de dinheiro, acompanhando o processo de digitalização dos pagamentos.

A nota apresenta a imagem do Instituto de Microbiologia de Buenos Aires, da primeira médica argentina, Cecília Grierson, e do primeiro ministro da Saúde do país, Ramón Carrillo, em uma homenagem à saúde pública, conforme destacado pela autoridade monetária.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo