Sábado de carnaval no bairro Caiari em Porto Velho termina com balas de borracha, spray de pimenta e gás lacrimogêneo; moradores idosos passam mal após ação — VEJA
Da redação — Omadeira
Rondônia — Na madrugada deste domingo (26), moradores, que não participavam do carnaval-2023, no bairro Caiari, zona norte de Porto Velho, passaram por apuros e “pânico” em frente suas residências devido a motim e bagunça ocasionados por foliões.
Segundo informações, na avenida passava o bloco Axé folia que ao finalizar sua trajetória, ‘brincantes’ que ali estavam, continuaram ouvindo som alto em seus equipamentos que formavam os chamados ‘paredões de som ‘ e ainda insistiam em fazer baderna e atrapalhar o descanso das pessoas que ali residem, na maioria idosos.
A PM-190 foi acionada para dispersar e tentar conter os foliões mais ‘amimados’ que insistiam em fazer baderna. Ao tentar negociar, porém sem sucesso, fez o que toda polícia faz, usar os meios disponíveis para colocar ordem na região. Moradores relatam que os militares usaram spray de pimenta e bomba de efeito moral na tentativa de dispersar os baderneiros. Porém, infelizmente, todos sofreram com ação “desastrosa”, informou morador.
Alguns artefatos jogados pelos militares caíram dentro das casas dos moradores que, obviamente, passaram mal em consequência do gás liberado pelas bombas de efeito moral. “As cápsulas das bombas caíram dentro da casa da minha avó, que tem 94 anos e da vizinha dela que tem 80 anos de idade, ambas passaram mal com o cheiro forte dentro da residência delas. Isso era por volta das 4h30 da madrugada. Muito gás de pimenta e bala de borracha, tiveram uma madrugada de Pânico e terror. Elas sentiram muita falta de ar, infelizmente por imperícia acertaram na varanda da minha vó e sua vizinha. Foi um desastre e falta de planejamento, esclareceu familiares dos idosos.
“A ação da polícia foi correta, porém a gente pede mais atenção na hora de dispersar a multidão, a maioria dos moradores é idoso. Como os caras treinados jogam esses artefatos para dentro das residências? Acredito que deveriam jogar na rua”. Disse
“Foi difícil demais, as bombas estouraram dentro da garagem da vovó. Meu tio falou que parecia praça de guerra com aquele cheiro de pimenta, o negócio foi assustador para os moradores, que na grande maioria é idoso. Hoje pela manhã fui lá e eles contando o ocorrido bastante emocionados relataram o pânico no momento da ocorrência. Esperamos que da próxima vez, caso ocorra, tenha mais cautela pois ali residem pessoas, que além de idosas, de bem. Coisa de filme de terror, finalizou outro morador.