Política

Deputado indígena venezuelano afirma que yanomamis desnutridos vieram da Venezuela; VEJA

O indígena Romel Guzamana, o deputado da Assembleia Nacional da Venezuela, publicou em seu perfil no Twitter que os yanomâmis desnutridos encontrados no Brasil são da Venezuela e teriam cruzado a fronteira entre o estado venezuelano de Bolivar com Roraima em uma tentativa desesperada para escapar da fome em seu país. Guzamana, é indígena da etnia baniva.

“Denuncio a grave desnutrição de nossos irmãos indígenas ianomâmis do Estado Bolivar. Cruzaram ao Brasil em busca de comida, outra violação aos direitos humanos indígenas por culpa do regime de Maduro”, escreveu o parlamentar que anexou imagens de atendimento a indígenas com sinais de desnutrição, incluindo a idosa que teria morrido de desnutrição no domingo 22.

Guzamana é um dos representantes da Região Amazônica na Assembleia Nacional da Venezuela e integrante do Parlamento Amazônico. Antes de publicar que os indígenas em estado de desnutrição severa são da Venezuela, ele afirma ter ouvido relatos dos índios em entrevista à Folha de S.Paulo, mas as autoridades brasileiras não confirmam essa a versão.

O parlamentar é filiado ao partido Vontade Popular, a mesma sigla de Juan Guaidó, principal opositor de Nicolás Maduro. Em entrevista à Folha, Guzamana explicou que os “índios não têm fronteiras”. “Na Venezuela não têm sustento, alimentos, remédios. Muitos vieram ao Brasil em busca da sobrevivência.”

Em 2019, Guzamana denunciou Maduro no Tribunal Penal Internacional e na ONU pela situação dos indígenas na Venezuela. O parlamentar pediu uma intervenção militar para que ajudas humanitárias chegassem aos indígenas, que foram barradas pelas forças de segurança do Estado.

Acesse nosso Instagram e veja as promoções de Autoescola Atual clique no banner

Fonte: Hora Brasília

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo