Atenção: lei dos faróis mudou, evite tomar multa e veja as últimas atualizações
A lei dos faróis sofre modificações e deixa motoristas alertas para não levar multa. Confira aqui o que mudou!
Modificações sobre a lei dos faróis foram inseridas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) pelo governo de Jair Bolsonaro (PL). De agora em diante, não é mais necessário deixar os faróis acesos nas rodovias com duas pistas durante o dia.
Entretanto, ainda é necessário deixar as luzes acesas nas estradas e rodovias de pista simples ou durante o período da noite. Apesar da lei ter sido revogada, grande parte dos motoristas de automóveis continuam deixando seus faróis ligados.
OBS: os veículos que possuem dispositivos DRL ( luzes de led) podem ser usados para substituir os faróis baixos somente durante o dia.
Leia mais: CONHEÇA CINCO INFRAÇÕES QUE GERAM MUITAS E POUCOS CONDUTORES SABEM
Como as modificações afetam os motoristas
Segundo informações do IDEC (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), no Brasil há cerca de 53 milhões de pessoas com a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) válida. Para não perder a habilitação, o motorista precisa estar atento às mudanças da lei de trânsito.
Isso porque o processo para conseguir a habilitação não é simples, pois os motoristas são obrigados a passar por exames teóricos com questões sobre o CTB, além de terem que fazer uma prova prática para comprovar suas habilidades de direção.
Por conta disso, as diversas mudanças nas leis de trânsito implantadas pelo presidente Bolsonaro dividiram as opiniões dos motoristas brasileiros, que precisam ficar atentos às novas regras para não infringir as normas de trânsito.
Leia mais: EXISTE PREVISÃO DE MULTAS POR FALTA DE COMBUSTÍVEL? LEIA
Alterações na lei dos faróis dividem opiniões
O presidente em exercício Jair Bolsonaro dividiu opiniões ao inserir novas modificações nas leis de trânsito. Alvo de críticas por uns e admirado por outros, segundo o próprio Bolsonaro, algumas regras mais atrapalhavam do que ajudavam.
Além disso, outra modificação feita por ele foi a pontuação na CNH. Agora, ao cometer irregularidades no trânsito e desrespeitar a lei, o motorista sofre uma multa e perde pontos na habilitação conforme o nível da infração. Assim, as infrações podem ser:
- Leves; 3 pts
- Médias; 4pts
- Graves; 5 pts
- Gravíssimas 7 pts
Antes da modificação, quando o motorista atingia 20 pontos na carteira de habilitação, ele era automaticamente suspenso. Após as mudanças na lei, o número subiu para 40 pontos. No entanto, essa medição não é linear e pode depender de outros fatores, como omissão de socorro em acidentes de carro, dirigir alcoolizado, promover “rachas”, entre outros.