Talibã faz primeira execução pública desde a retomada do Afeganistão após Joe Biden retirar tropas americanas do país em 2021
Nesta quarta-feira (7), um homem condenado por assassinato foi executado em público no Afeganistão , sendo a primeira sentença desse tipo a ser realizada pelo Talibã desde a tomada de poder no país, em agosto de 2021 após o atual presidente dos EUA, Joe Biden, retirar as tropas americanas do país.
“O tribunal supremo foi instruído a aplicar esta ordem de qisas durante uma reunião pública dos moradores”, declarou o porta-voz do Talibã , Zabihullah Mujahid, em comunicado, citando uma lei islâmica.
De acordo com o qisas — princípio islâmico semelhante à lei de talião —, o criminoso deve sofrer uma pena igual ao dano que ele causou.
O condenado, Tajmir, filho de Ghulam Sarwar, morava no distrito de Anjil, na província de Herat, na parte oeste do país, conforme o comunicado divulgado.
O líder do Talibã , Hibatullah Akhundzada, comunicou, no mês passado, que ordenou que os juízes implementassem completamente todos os aspectos da lei islâmica , como o apedrejamento, açoitamento, amputação a ladrões e as execuções públicas .
Com informações do iG