Política

Tempos sombrios: TSE obriga Jovem Pan a dizer uma fake news, a de que Lula é foi “inocentado” pela justiça

Brasil — A Jovem Pan News será obrigada a veicular inserções em dois programas da emissora, Morning Show e Os Pingos nos Is, que dizem que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi inocentado pela Justiça.

Além disso, o canal também deverá transmitir uma outra propaganda que acusa o ex-juiz federal Sergio Moro de suspeição em processos da força-tarefa da Lava Jato.

A decisão foi tomada nesta sexta-feira (28) em duas ações de direitos de resposta ajuizadas pela campanha do petista no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os processos têm a relatoria do ministro Alexandre de Moraes.

O magistrado deu prosseguimento a uma liminar concedida por ele há duas semanas que obrigava a rádio e o canal de TV a evitarem manifestações sobre as condenações criminais de Lula, numa decisão que foi considera censura prévia pela própria emissora e por inúmeros juristas e parlamentares.

Nas duas inserções de propaganda do PT, o texto de direito de resposta aprovado por Moraes contém o seguinte teor:

“É necessário restabelecer a verdade: o Supremo Tribunal Federal confirmou a inocência do ex-presidente Lula derrubando condenações ilegítimas impostas por um juízo incompetente. A ONU reconheceu que os processos contra Lula desrespeitaram o processo legal e violaram seus direitos políticos. Lula venceu também 26 processos contra ele. Não há dúvida: Lula é inocente.”

 

Com informações de conexão política

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo