NARCOESTADO: Usuários de drogas da ‘cracolândia’ têm vitória na justiça para não serem removidos da região; ação foi impetrada por moradores e comerciantes
Na decisão, a juíza “envolve questão social complexa”, e afirma que o pedido foi sustentado exclusivamente por vídeos e fotografias
Usuários de drogas concentrados na ‘Cracolândia”, região central da capital paulista, entre as ruas Conselheiro Nébias e Vitória, na República, não podem ser removidos do local, decide a Justiça de São Paulo, ao negar um pedido de moradores e comerciantes do bairro.
No pedido, eles relatam os problemas enfrentados desde que operações da PM e da gestão municipal retiraram os usuários de drogas na Praça Princesa Isabel, onde ocorria, até então, o consumo e a venda de entorpecentes.
As ações acabaram por espalhar os usuários pelo Centro. Moradores e donos de estabelecimentos relatam aumento da violência, dificuldades de transitar e insegurança no local.
Na ação, os moradores citam que, desde que os dependentes foram removidos da praça Princesa Isabel, em maio, o grupo passou a permanecer no local. Conforme o descrito no documento, a aglomeração impossibilita a passagem de pedestres e veículos durante a noite.
Na decisão, a juíza “envolve questão social complexa”, e afirma que o pedido foi sustentado exclusivamente por vídeos e fotografias, “sem demonstração de qualquer requerimento administrativo formal ao ente público réu” que justifique o pedido de intervenção.