Utilidade Pública

Em Porto Velho, equipe do Samu desengasga recém nascido e evita o pior — em vídeo

Da redação

Porto Velho — Na manhã desta sexta-feira (22), os pais de um recém nascido, 17 dias, chegaram às pressas na UPA Zona leste com o bebê engasgado com o próprio vômito. Rapidamente, as equipes se mobilizaram para realizar o atendimento. Em vídeo gravado pelos profissionais, podemos perceber o médico do Samu -192 e sua equipe, Francisco Collins, juntamente com os profissionais da unidade de saúde, com a criança já desengasgada para alívio dos pais e de toda equipe de saúde.

Segundo informações do próprio médico, a equipe do Samu iria realizar uma remoção de um paciente vítima de acidente de trânsito, quando “de repente, os pais entraram com a bebê no colo pedindo ajuda. Eu rapidamente peguei a criança e fiz a manobra chamada de Heimlich, que consiste e fazer a desobstrução das vias aéreas por corpo estranho”. Segundo o médico a criança passa bem.

Dicas de como saber se o bebê está engasgado?


Embora a obstrução da passagem de ar para os pulmões seja uma situação altamente preocupante, é importante se preparar para realizar os primeiros socorros no bebê. Atenção e tranquilidade, neste momento, serão fundamentais para os primeiros socorros.

Afinal, ela pode acontecer por inúmeros motivos, como o engasgo durante a amamentação, após vômitos, ou quando ocorre a entrada de algum objeto nas vias aéreas do bebê — o que é comum em crianças dessa idade.

 

Ciente do quadro de engasgo do bebê, é fundamental acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) pelo número 192, ou o Corpo de Bombeiros, através do 193. Esse contato é tão importante quanto a manobra, afinal, a equipe de atendimento poderá orientar os cuidados e enviar ajuda profissional.

Venha realizar o sonho da primeira CNH em Autoescola Atual clique no banner e confira as promoções

O médico do Samu-192 orienta como agir em casos de engasgo: confira

A manobra de Heimlich acontece de formas diferentes em bebês e em crianças maiores de um ou dois anos. No bebê, devemos colocá-lo de bruços, deitado em cima do nosso antebraço e com a cabeça virada para baixo. Então, segurando firmemente o bebê ( para não derubá-lo) com as costas retas”.

“Na sequência devemos dar cinco tapas no meio das costas e entre os ombros, não muito fortes, mas com impacto suficiente para que o objeto saia”, orienta Collins.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo