Familiares e amigos homenageiam Professor Matias um ano após seu falecimento (vídeos) — deixou um enorme legado ao estado de Rondônia
Esta semana faz um ano que Rondônia perdeu o grande professor, escritor e historiador Francisco Matias em decorrência da covid-19. Matias era formado em geografia, com especialização em História da Amazônia, autor oficial da história do município de Pimenteira do Oeste. Autor de Vários livros que retratam a nossa história como: Pioneiros, Ocupação Humana e Política de Rondônia, Formação Histórica e Histórica de Rondônia, Síntese da Formação Histórica de Rondônia, a Trajetória da Advocacia em Rondônia.
Professor de Atualidades Nacionais e Internacionais (Geografia e História contemporâneas) e Conhecimentos Regionais. Membro titular da Sociedade Brasileira de Pesquisa Histórica, da Sociedade Brasileira de Escritores, do Instituto Histórico e Geográfico de Rondônia e da Academia Rondoniense de Letras (ARL).
Cargos que exerceu: Secretário de Estado do Trabalho e Assistência Social; Chefe do Núcleo Administrativo e Financeiro da Semac de Porto Velho, chefe de gabinete da 1a. Secretaria da Assembléia Legislativa; Técnico Legislativo da Assembléia Legislativa de Rondônia. Jornalista, radialista e apresentador de TV. Matias foi um colaborador permanente, espontâneo sempre oferecendo seus conhecimentos literários, históricos e políticos.
Um homem a frente de seu tempo, generoso, amado e respeitado por todos que tiveram a grata felicidade de conhecê-lo. Ana Nikole Matias trilha o mesmo caminho do pai na área da comunicação com seu programa infantil no rádio contando de forma lúdica a história do estado para o público mirim e população em geral.
Neste dia de hoje, Familiares e amigos homenageiam o Professor Francisco Matias um ano após seu falecimento.