Geral

Morre Paulinha Abelha, cantora da banda Calcinha Preta

A artista, de 43 anos, estava em coma desde 11 de fevereiro

A cantora Paulinha Abelha morreu nesta quarta-feira (23), em Aracaju, onde estava internada em estado de coma desde o dia 11 de fevereiro. Aos 43 anos, a artista teve um quadro de insuficiência renal. Três dias depois, foi divulgada a informação de que ela estava em coma. Em nota da assessoria de comunicação do Hospital Primavera, o estabelecimento comunica que Paulinha faleceu às 19h26, em decorrência de um quadro de comprometimento multissistêmico.

Nas últimas 24 horas, apresentou importante agravamento de lesões neurológicas, constatadas em ressonância magnética, e associada a coma profundo. Foi então iniciado protocolo diagnóstico de morte encefálica, que confirmou hipótese após exames clínicos e complementar específicos.

No último dia 17, o UOL Splash apurou que ela passava por uma terapia dialítica, e que estava sendo acompanhada por uma equipe médica especializada. A família da cantora desejava que ela fosse tratada no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, porém, por instabilidade neurológica, Paulinha não estava em condições clínicas seguras para realizar a transferência aérea.

Já no dia 22, os médicos que cuidavam da cantora deram uma coletiva afirmaram que o mais preocupante no quadro era a parte neurológica, e os demais problemas haviam sido estabilizados. 

Paulinha estava na escala de Glasgow 3, considerado mais grave do coma. Uma pessoa saudável tem a escala Glasgow 15. A escala analisa a gravidade da lesão craniana de um paciente. Quanto menor for a pontuação do paciente, mais grave é seu estado de saúde.

 

Os médicos ainda usaram o termo “síndrome tóxico-metabólica” para falar do caso, em uma suspeita de que alguma substância estava circulando pelo corpo dela, causando “uma cascata de inflamações ou lesões”. A equipe não conseguiu definir com precisão que substância estaria causando o problema. Paulinha usava alguns medicamentos, todos supervisionados. 

Fonte: correio 24h

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo