Em reunião bilateral, Presidentes Bolsonaro e Castillo do Peru se reúnem em Porto Velho; confira os temas abordados
Jornalismo— Omadeira
O Presidente da República, Jair Bolsonaro, esteve nesta quinta-feira (3) na capital de Rondônia, Porto Velho, para reunião bilateral com o Presidente do Peru, Pedro Castillo, no Centro Político Administrativo (CPA), Palácio do Governo do estado. O chefe do executivo foi recebido por apoiadores em sua chegada e fez todo trajeto na carroceria de um caminhonete escoltado por vários motociclistas. Em vídeo publicado em suas redes sociais, Bolsonaro agradeceu o apoio dos portovelhenses.
Na reunião entre os Chefes de Estado foram abordados diversos temas: navegações entre rios e aéreas; operação na faixa de fronteira, combate aos ilícitos com utilização do setor de inteligência; exportação e importações (tomates/flores); abertura de mercado agrícola envolvendo frutas entre os países com foco na abertura familiar; ampliação de exportação de carne suína e queijo do Brasil ao Peru.
Na ocasião também foi abordado temas como segurança cibernética: Tropas do Comando Militar da Amazônia, sistema de vigilância e sistema de proteção de Fronteiras abertas à troca de informações no combate ao crime organizado; disposição da abertura da indústria de defesa brasileira ao governo peruano; ampliação das ações de saúde nas regiões de fronteiras e colaboração técnica científica no combate ao enfrentamento de doenças e Turismo (abertura de vice-consulado brasileiro na cidade de Cusco).
A reunião aconteceu a portas fechadas e contou com a presença do governador Marcos Rocha, o senador Marcos Rogério e outras autoridades da região. Na saída do palácio, o aparato de segurança sempre reforçado na tentativa de conter qualquer ameaça à segurança de Bolsonaro.