Ano novo e problemas antigos: Upa Leste lotada e sem condições de atendimento — “estamos com apenas dois médicos agora a tarde para 27 pacientes”
Jornalismo — Omadeira
Porto Velho-RO — No último dia (30) foi noticiado a dificuldade de atendimento que os pacientes estavam enfrentando nas UPAs e Ana Adelaide por conta da superlotação e do número reduzido de profissionais médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. Neste domingo (2), apesar de um novo ano, o problema persiste e causa nova aglomeração na UPA Leste.
Segundo informações, a unidade está lotada e sem condições de atendimento digno aos que necessitam de cuidados. Pela parte da manhã, apesar de ter cinco médicos atendendo, teve tumultuo na recepção com pacientes acionando a Polícia Militar. Na parte da tarde, funcionários foram ameaçados e novamente a PM-190 foi chamada para manter a integridade da equipe de saúde. Além de todo esse problema, apenas dois (2) médicos estão disponíveis para atender toda demanda da região.
Essa redução, além de comprometer uma assistência adequada, também sobrecarrega os funcionários. “Apenas dois médicos agora à tarde, enfermagem reduzida e com retenção de macas do Samu para o paciente não ficar no chão. Esses dois médicos estão responsáveis em cuidar de 27 pacientes ao mesmo tempo. Infelizmente é uma situação corriqueira e se não chegar outros colegas nem podemos sair e deixar todo esse pessoal desassistido. À noite só Deus sabe o que nos aguarda”, desabafa o servidor.