Através de indicação da ver. Márcia Socorristas Animais Vacinação Antirrábica é levada às ONGs e Associações Rurais em Porto Velho
Às ONGs e Associações Rurais terão uma atenção especial durante a Campanha de Vacinação Antirrábica em Porto Velho. Após um pedido feito pela vereadora Márcia Socorristas Animais (PP-RO), a Secretaria de Saúde direciona equipes para a aplicação de vacinas diretamente nos abrigos de animais.
“Os protetores têm muita dificuldade em transportar os animais para os postos de vacinação, pela quantidade de gatos e cães abrigados. Há protetores que contam com mais de 200 animais”, justificou Márcia. “Diante deste cenário e por se tratar de uma reivindicação antiga dos protetores, conversei com o prefeito Hildon Chaves e com a secretária de Saúde, Eliana Pasini, que prontamente, se colocaram à disposição”, ressaltou a vereadora.
Segundo o gerente da Divisão de Zoonoses, Thiago Martinho, os trabalhos seguem em andamento com a atuação direta da equipe da Divisão de Zoonoses em campo. O serviço é oferecido gratuitamente, visando à saúde dos animais e a segurança para a população. “Esse é um trabalho específico, em que representantes de ONGS e associações rurais fizeram essa solicitação de demanda e nós, prontamente, iniciamos os atendimentos. Não medimos esforços para combater a raiva animal, através da prevenção”, salientou Martinho.
No ato da imunização, o mais adequado é que seja apresentada a carteirinha de vacinação, para que o proprietário mantenha o histórico organizado e atualizado. Mas, caso não seja possível, não é necessário apresentar documentos do animal. O proprietário receberá um comprovante após a imunização.
A indicação para as vacinações antirrábicas nos abrigos foi feita através dos ofícios n° 029/2021, n°126/2021, n°174/2021 e n°194/2021 realizados pelo gabinete da vereadora Márcia Socorristas. “Nossa grande preocupação é no sentido de imunizar o maior número possível de animais e prevenir contra a raiva. A raiva é uma doença transmissível de animal para animal e de animal para o ser humano, por isso a preocupação”, informou a parlamentar.
A vacinação contra a raiva deve ser feita a partir do quarto mês de vida do filhote. O reforço é recomendado anualmente, após a aplicação da primeira dose.
AÇÃO CONTÍNUA
A Divisão de Zoonoses reforça que o atendimento para a vacinação antirrábica permanece durante todo o ano. Caso o cidadão ainda não tenha levado o seu cão ou gato para ser vacinado, poderá ir ao Departamento de Controle de Zoonoses, que fica localizado na Avenida Mamoré, nº 1120, bairro Cascalheira (zona Leste), na capital.
Já as associações ou ONGs que ainda não conseguiram garantir a vacinação dos animais, podem entrar em contato com a Divisão de Zoonoses para fazer o agendamento para a vacinação in loco, pelo contato: (69) 98473-6712.