SEM AVAL DA ANVISA: seguindo os passos de Dória e ignorando Anvisa, Hildon Chaves anuncia que irá comprar 80 mil doses da Vacina chinesa
Da redação
Seguindo os passos do tucano João Dória, o prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves, do mesmo partido, anunciou que irá adquirir 80 mil doses da vacina chinesa, CoronaVac. Assim como Dória, Hildon ignora o aval da Anvisa e, sem comprovação, poderá colocar em risco toda população portovelhense.
Em nota, Anvisa esclareceu o porquê da vacina chinesa não estar apta a ser utilizada no país. “O registro de vacinas pela Anvisa tem como objetivo garantir à população brasileira que os requisitos técnicos necessários à fabricação e ao uso em massa da vacina sejam cumpridos”, pontuou. Segundo a agência, ainda não há material disponível para a avaliação de eficácia e segurança da CoronaVac, por isso, esta não seria a hora de discutir a questão.
E continua: “Até o momento, a Anvisa recebeu somente dados pré-clínicos, que são dados anteriores aos testes com seres humanos, ao contrário do que foi afirmado de que dados referentes à fase 3 já haviam sido entregues”, comentou a agência, em nota.
A empresa Sinovac, responsável pela vacina admitiu às justiça em 2016 ter pago propina a um ex-oficial da agência regulatória de medicamentos chinesa entre 2002 e 2011 para acelerar a aprovação de vacinas no órgão governamental, segundo reportagem publicada no jornal americano Washington Post com base em documentos de tribunais da china. A companhia biofarmacêutica é a parceira do Instituto Butantan no desenvolvimento da vacina Coronavac.
Com todo esse escândalo envolvendo a Sinovac, e se o Brasil fosse um país com um judiciário independente de ideologias políticas, João Dória, seus comparsas, o instituto Butantan e a empresa Sinovac seriam, no mínimo, investigados por tentar acelerar o processo natural da ciência e burlar as leis brasileiras.
Por outro lado, o Governo de Rondônia não se manifestou até o momento.
A Superintendência de Comunicação Estadual limitou-se a informar que o Governo aguarda a disponibilidade da vacina para então projetar um cronograma de vacinação da população.
É irresponsável a atitude do atual prefeito de Porto Velho ignorar Anvisa e todo processo natural da ciência para satisfazer o ego de Dória, atender alguns veículos de comunicação que recebem pomposos recursos pagos pela China para publicidade da vacina sem aval da Agência de Vigilância Sanitária. Aí tem coisa!