Geral

SEM AVAL DA ANVISA: seguindo os passos de Dória e ignorando Anvisa, Hildon Chaves anuncia que irá comprar 80 mil doses da Vacina chinesa

Da redação

Seguindo os passos do tucano João Dória, o prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves, do mesmo partido, anunciou que irá adquirir 80 mil doses da vacina chinesa, CoronaVac. Assim como Dória, Hildon ignora o aval da Anvisa e, sem comprovação, poderá colocar em risco toda população portovelhense.

Em nota, Anvisa esclareceu o porquê da vacina chinesa não estar apta a ser utilizada no país. “O registro de vacinas pela Anvisa tem como objetivo garantir à população brasileira que os requisitos técnicos necessários à fabricação e ao uso em massa da vacina sejam cumpridos”, pontuou. Segundo a agência, ainda não há material disponível para a avaliação de eficácia e segurança da CoronaVac, por isso, esta não seria a hora de discutir a questão.

E continua: “Até o momento, a Anvisa recebeu somente dados pré-clínicos, que são dados anteriores aos testes com seres humanos, ao contrário do que foi afirmado de que dados referentes à fase 3 já haviam sido entregues”, comentou a agência, em nota.

A empresa Sinovac, responsável pela vacina admitiu às justiça em 2016 ter pago propina a um ex-oficial da agência regulatória de medicamentos chinesa entre 2002 e 2011 para acelerar a aprovação de vacinas no órgão governamental, segundo reportagem publicada no jornal americano Washington Post com base em documentos de tribunais da china. A companhia biofarmacêutica é a parceira do Instituto Butantan no desenvolvimento da vacina Coronavac.

Com todo esse escândalo envolvendo a Sinovac, e se o Brasil fosse um país com um judiciário independente de ideologias políticas, João Dória, seus comparsas, o instituto Butantan e a empresa Sinovac seriam, no mínimo, investigados por tentar acelerar o processo natural da ciência e burlar as leis brasileiras.

 

Por outro lado, o Governo de Rondônia não se manifestou até o momento.
A Superintendência de Comunicação Estadual limitou-se a informar que o Governo aguarda a disponibilidade da vacina para então projetar um cronograma de vacinação da população.

É irresponsável a atitude do atual prefeito de Porto Velho ignorar Anvisa e todo processo natural da ciência para satisfazer o ego de Dória, atender alguns veículos de comunicação que recebem pomposos recursos pagos pela China para publicidade da vacina sem aval da Agência de Vigilância Sanitária. Aí tem coisa!

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo