Geral

Governo vai cobrar devolução do Auxílio Emergencial por SMS; veja quem precisa devolver

Da redação

Cerca de 2,6 milhões de brasileiros vão receber uma mensagem de texto nos próximos dias pedindo a devolução do Auxílio Emergencial. Veja como saber se você precisa devolver o dinheiro.

O governo federal vai cobrar nos próximos dias a devolução do Auxílio Emergencial dos brasileiros que receberam o benefício de forma irregular. A ação coordenada pelo Ministério da Cidadania visa recuperar o dinheiro pago às pessoas que solicitaram o benefício e chegaram a receber alguma parcela, mesmo não se encaixando nos critérios estabelecidos em lei. A notificação será feita por mensagens de texto (SMS) no celular e cerca de 2,6 milhões de pessoas devem receber o comunicado ainda este mês.

Segundo estimativa do Ministério da Cidadania, se cada brasileiro devolver pelo menos uma parcela de R$ 600, cerca de R$ 1,574 bilhão retornariam aos cofres da União. De acordo com ofício obtido por veículos de comunicação, os 2,6 milhões de brasileiros que compõe a lista foram identificados como beneficiários que realizaram cadastro para receber o auxílio e mesmo sem ter direito foram aprovados.

A pasta afirma ainda que os nomes foram indicados por órgãos de controle ou rastreados por auditoria interna do governo e, após isso, o repasse das demais parcelas já foi cancelado para esse grupo.

“Assim, esta SAGI (Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação) planeja enviar SMS a este público, objetivando orientar o procedimento a ser adotado para proceder com a devolução do recurso, de modo a dar uma resposta à sociedade, ao mostrar o esforço do governo federal em recuperar o recurso pago indevidamente, e ainda atender à recomendação dos órgãos de controle”, relata o documento.

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo