Fernando Vannucci morre aos 69 anos: relembre a carreira do apresentador e jornalista
Da redação
Um dos gigantes do jornalismo esportivo brasileiro não está mais entre nós. Nesta terça-feira (24), em São Paulo, morreu o locutor, apresentador e jornalista Fernando Vannucci, de 69 anos.
A causa da morte de Vannucci não foi divulgada. Em 2019, o jornalista havia sofrido um infarto e tido que colocar um marca-passo. O filho do apresentador, Fernandinho Vanucci, e a Guarda Civil de Barueri, confirmaram a informação ao G1. Mais detalhes sobre o episódio devem ser anunciados em breve.
Vannucci teve uma carreira gloriosa no jornalismo esportivo: além de ter popularizado o bordão “alô, você!”, cobriu seis Copas do Mundo pela TV Globo, seis Olimpíadas e foi o âncora das transmissões do carnaval do Rio de Janeiro por quase 15 anos. Assim, esteve ao lado do telespectador em vários dos grandes momentos do futebol e da cultura brasileira.
A carreira de Fernando Vannucci
Nascido em Uberaba, Minas Gerais, Fernando Vannucci começou no jornalismo muito cedo: quando tinha apenas 11 anos, narrava os jogos da Copa de 1962 para seu pai, surdo, poder entendê-los pela leitura labial.
Com 15 anos, já trabalhava em uma rádio local. Não demorou para ir subindo na profissão e com 18 já havia sido contratado pelo Globo Minas, onde marcaria época e se tornaria um ícone do jornalismo brasileiro.
Pela TV Globo – já que foi transferido ao Rio de Janeiro em 1978 -, apresentou inúmeros telejornais esportivos e ganhou espaço nos quadros da emissora, chegando até a ser o âncora de programas como o Jornal Nacional ou o Jornal Hoje, fora do âmbito do esporte.
Mas foi nos grandes eventos que Vannucci fez seu nome: o apresentador participou da cobertura da seis Copas do Mundo pela TV Globo, seis Olimpíadas e foi o âncora das transmissões do carnaval do Rio de Janeiro por quase 15 anos.
Em 1986, emocionou o Brasil ao ler um poema de Afonso Romano de Sant’Anna após a eliminação da seleção brasileira para a França, na Copa do Mundo, por exemplo. Conhecido pelo estilo despojado, conseguia transmitir felicidade em certos momentos, bem como emocionar em outros. Ficou conhecido por quebrar o “padrão Globo” de seriedade e mesmo assim ser querido dentro da emissora.
Já no final de sua passagem pela TV Globo, foi para a geladeira por ter feito um “lanche ao vivo”, em 1998. Assim, perdeu espaço e, um ano depois, foi demitido da emissora pela qual marcou época durante mais de 20 anos.
À partir daí, rodou por emissoras como a Band, Record e RedeTV. Nesta última, virou meme após situação embaraçosa. Mais do que qualquer vídeo que viralizou, Fernando Vannucci foi um dos gigantes da profissão, talentoso em tudo que fez e querido por onde passou.